Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Claudio Brandão de | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Índio do Brasil | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins Júnior, Manoel | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Isabela Lobo dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:54:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:54:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10718 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759992 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda o tema da Terceirização na Administração Pública de forma ampla, apresentando a evolução da legislação pátria a respeito desse modelo flexível de trabalho, que em muito se demonstra inconsistente, bem como os impactos desse modelo sobre o Poder Público e a sociedade. A existência de vários diplomas legais, como a Súmula 331 do TST, a decisão da Ação Declaratória de Constitucionalidade de nº 16, a Lei 8.666/93 (Lei de Licitações), como ainda a recente Lei 13.429/17 demonstram a controvérsia desse instituto. Contudo, apesar dos interesses políticos, o Judiciário brasileiro não deixa de buscar, constantemente, pela pacificação do assunto, a fim de poder julgar de forma mais segura e justa. No que tange à responsabilidade do Ente Público, analisa-se o entendimento de que essa responsabilização ocorre apenas em casos em que não há fiscalização do cumprimento das obrigações contratuais da empresa prestadora de serviços pela Administração Pública, em que se refere as verbas trabalhistas, bem como quando não há escorreita escolha da contratada no processo de licitação. Por fim, faz-se breve observação a respeito dos impactos jurídicos e sociais que a Lei 13.429/17 será capaz de propiciar à estrutura do funcionalismo público ao permitir que algumas atividades-fim sofram o processo de terceirização. | - |
Descrição: dc.description | This paper deals with the topic of Outsourcing in Public Administration in a broad way, presenting the evolution of the national legislation regarding this flexible model of work, which is largely inconsistent, as well as the impacts of this model on the Public Power and society. The existence of various legal instruments, such as the TST Precedent 331, the Decision of the Constitutional Declaratory Action nº 16, Law 8.666 / 93 (Law on Tenders), as well as the recent Law 13.429 / 17 demonstrate the controversy of this institute. However, in spite of political interests, the Brazilian judiciary is constantly seeking to pacify the issue in order to be able to judge more safely and fairly. Regarding the responsibility of the Public Entity, it is analyzed the understanding that this accountability occurs only in cases in which there is no inspection of the fulfillment of the contractual obligations of the company providing services by the Public Administration, which refers to labor funds as well As when there is no easy choice of the contractor in the bidding process. Finally, a brief observation is made regarding the legal and social impacts that Law 13.429 / 17 will be able to provide for the structure of the civil service by allowing some end-activities to undergo the process of outsourcing | - |
Descrição: dc.description | 55 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terceirização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade subsidiária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade-fim | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terceirização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade subsidiária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prestação de serviços | - |
Palavras-chave: dc.subject | Outsourcing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subsidiary liability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Activity-end | - |
Título: dc.title | A terceirização na administração pública | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: