Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Everardo Paiva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Carina Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Chagas, Mario de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | Basso, Marise | - |
Autor(es): dc.creator | Sancho, Benilson Mario Iecker | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:54:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:54:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4599 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759988 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa é resultado de uma experiência pedagógica em ensino de História, realizada com estudantes da turma 1902, concluintes do Ensino Fundamental do ano de 2015, da Escola Municipal Nerval de Gouveia, em Ramos, na cidade do Rio de Janeiro. Busca oportunizar experiências de valorização de memórias pessoais e familiares, bem como de objetos pessoais e de espaços comunitários e musealizados na tessitura do conceito de cidadania. A partir do contato com exposições permanentes do Museu Histórico Nacional e do Museu da Maré, pretendeu que os estudantes se apropriassem de diferentes patrimônios, ampliando o olhar acerca da cidadania. Em Chagas (2003) procurou reconhecer a dimensão poética dos museus, bem como valorizar patrimônios e referências comunitárias, enquanto ações pedagógicas inclusivas de pertencimento. A compreensão da materialidade da história travestida em objeto, dentro e fora do museu, é sugerida por Ramos (2004). Em Larrosa (2015) o saber da experiência é concebido na relação entre o conhecimento e a vida humana. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa resultante da experiência pedagógica, expressa uma compreensão de autoria como uma rede de conhecimentos compartilhados com os estudantes da escola, no sentido apontado por Certeau (2012). A partir de tais pressupostos teórico-metodológicos, e em consonância com a proposta do Mestrado Profissional em Ensino de História, os resultados incluem a promoção de experiências marcadas pela relação apropriação/pertencimento que culminaram com a produção de uma exposição coletiva, solidária e autoral no espaço institucional do Museu da Maré, a Maré de Cidadania, bem como a escrita deste texto. A exposição ocorreu no período de 24 de outubro a 4 de dezembro de 2015, no Museu da Maré | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | This research is the result of an educational experience in teaching History, held with students of the class 1902, graduating from elementary school in 2015, from the Municipal School Nerval de Gouveia, in Ramos, in the city of Rio de Janeiro. It aims to recover experiences of personal and family memories and personal objects and community and musealized in the collective construction of the concept of citizenship. From the contact with the permanent expositions of the Museu Histórico Nacional and Museu da Maré, we intended the students to appropriate of different assets, expanding their way to understand citizenship. In Chagas (2003) sought to recognize the poetic dimension of museums and enhance community assets and references, as inclusive pedagogical actions of belonging. The knowledge of the materiality shown through history object, inside and outside the museum, is suggested by Ramos (2004). In Larrosa (2015) the knowledge of experience is conceived in the relationship between knowledge and human life. From a methodological point of view, the resulting research of teaching experience, expresses a knowledge authored as a network of knowledge shared with school students in the direction pointed out by Certeau (2012). From these theoretical and methodological assumptions, and in line with the proposal of the Professional Master in Teaching of History, the results include the promotion of experiences marked by respect ownership / membership that led to the production of a collective solidarity and architectural exhibition at Museu da Maré, The Maré de Cidadania, as well as the writing of this text. The exhibition took place between October 24 to December 4, 2015, at the Museu da Maré | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu da Maré | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio e cidadania | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cidadania - aspecto social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching of history | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museu da Maré | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heritage and citizenship | - |
Título: dc.title | Maré de cidadania: uma experiência pedagógica com alunos da escola pública no Museu da Maré | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: