A influência da imagem dos atletas do surfe no comportamento do consumidor

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Autor(es): dc.contributorPaula, Renata Céli Moreira da Silva-
Autor(es): dc.contributorlattes.cnpq.br/1059979897312592-
Autor(es): dc.contributorCerchiaro, Isabel Ballousier-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fábio Nascimento Siqueira da-
Autor(es): dc.creatorCampos, Daniel Velasco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-27-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27954-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759986-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve como objetivo investigar a influência da imagem dos atletas profissionais de surfe na compra de produtos relacionados ao esporte. Para isso, foram feitas entrevistas em profundidade com consumidores ou simpatizantes do esporte surfe, todos residentes na cidade de Macaé-RJ. Os resultados mostraram que dos dez entrevistados somente dois afirmaram não praticar o esporte, sendo somente simpatizantes. Todos já disseram ter assistido algum evento ou competição de surfe pela TV, Internet ou pessoalmente, ressaltando a diferença que é assistir algum campeonato presencialmente. A maioria disse ser fã de algum atleta do esporte e, com o acesso à Internet e redes sociais, todos acompanham o dia a dia e campeonato dos atletas do esporte pela rede social Instagram. Os produtos relacionados ao surfe mais consumidos pelos entrevistados foram acessórios para a prática do esporte, vestuário e acessórios pessoais. Os locais mais usados para compra de produtos de surfe são as lojas físicas e pela Internet, sendo a Internet o local com maior preferência para consumo, pela facilidade em encontrar variedade de produtos e pelo preço mais acessível. Foi citado que a motivação para a compra de produtos relacionados ao surfe foi o estilo de vida que o surfe representa. Como fator relevante na hora da compra, a maioria mostrou ser o custo-benefício e a qualidade do produto. Todos citaram conhecer marcas que patrocinam campeonatos e atletas de surfe e já terem comprado produtos de surfe referente a alguma coleção de algum atleta específico ou que fosse de alguma marca patrocinadora. Os entrevistados demonstraram vontade de usar o que os atletas usam e associam a recomendação do atleta à qualidade da marca-
Descrição: dc.descriptionThe present study aimed to investigate on how marketing uses professional surfing athletes to influence the client’s buying decision. For this, in-depth interviews were conducted with consumers or supporters of the sport of surfing, all residents of the city of Macaé-RJ. The results showed that of the ten interviewees, only two said they did not practice the sport, being only supporters. Everyone has said they have watched a surfing event or competition on TV, the Internet or in person, highlighting the difference it is to watch a championship in person. Most said they were a fan of a sports athlete and, with access to the Internet and social networks, everyone followed the daily lives and championships of sports athletes through the social network Instagram. The surfrelated products most consumed were accessories for the practice of the sport, clothing and personal accessories. The most used places to buy surfing products are physical stores and the Internet, with the Internet being the most preferred place for consumption, due to the ease of finding a variety of products and the more affordable price. It was mentioned that the motivation for buying products related to surfing was the lifestyle that surfing represents. As a relevant factor at the time of purchase, the majority proved to be cost-effectiveness and product quality. The interviewees demonstrated a willingness to use what the athletes use and associate the athlete's recommendation with the quality of the brand-
Descrição: dc.description53-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectImagem do atleta-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectSurfe-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing esportivo-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectSports marketing-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional athletes-
Palavras-chave: dc.subjectConsumer behavior-
Palavras-chave: dc.subjectPurchase decision-
Palavras-chave: dc.subjectAthlete image-
Palavras-chave: dc.subjectSocial network-
Título: dc.titleA influência da imagem dos atletas do surfe no comportamento do consumidor-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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