Educação inclusiva e formação de professores: experiências da escola Municipal Dario de Souza Castello/Niterói/RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Valdelúcia Alves da-
Autor(es): dc.contributorNajjar, Jorge Nassim Vieira-
Autor(es): dc.contributorMeireles, Rosana Maria do Prado Luz-
Autor(es): dc.contributorLeme, Érika Souza-
Autor(es): dc.contributorPintor, Nelma Alves Marques-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8686263467661621-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3766561922402070-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3929705037181995-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9347392496995337-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7608500976832841-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5113929159975848-
Autor(es): dc.creatorNardino, Luciane Maria de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15791-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759970-
Descrição: dc.descriptionEste texto refere-se à dissertação de Mestrado em Educação, desenvolvida no programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Neste estudo foi feita uma análise da formação de professores para a educação inclusiva e as possíveis contribuições da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva – PNEEPI (MEC, 2008) - à prática docente inclusiva, tendo como referencial teórico os escritos de Theodor W. Adorno, Valdelúcia Alves da Costa e José Leon Crochík. As questões investigadas, de cunho qualitativo objetivaram: Analisar a política de formação de professores da Escola Municipal Professor Dario de Souza Castello a partir da implantação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, PNEEPI (MEC, 2008), em Niterói; Investigar a formação do professor atuante na sala de aula comum e sua contribuição para a modificação das atitudes docentes frente à inclusão; Refletir sobre a prática docente nas salas de aula comuns e sua articulação com os princípios teórico-metodológicos que fundamentam a experiência inclusiva; Discutir a articulação entre a prática do AEE e a prática desenvolvida nas salas de aula comum de ensino. Pesquisa realizada por meio de observações no cotidiano escolar, de análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para a grande dificuldade na articulação entre a prática do atendimento educacional especializado representado pela sala de recursos multifuncionais e a prática na sala de aula comum desvelando, assim, a fragilidade da práxis pedagógica frente à diferença, o que denota a urgência da experiência teórica na consolidação de uma perspectiva formativa que contribua para a humanização dos professores e dos estudantes na superação das práticas voltadas à adaptação, evidenciando a necessidade de políticas públicas de formação continuada que se voltem para a emancipação-
Descrição: dc.descriptionThis text refers to the Master’s Thesis in Education, developed in the post-graduation program in Education from Universidade Federal Fluminense. This study has done a teacher training analysis concerning the inclusive education and the possible contributions from the National Policy of Special Education in the Inclusive Perspective to the teaching inclusive practice, having as theoretical referential the work of Theodor W. Adorno, Valdelúcia Alves da Costa and José Leon Crochík. The issues that have been qualitative investigated were: which are the resulting possibilities from the National Policy of Special Education in the Inclusive Perspective as a teacher training experience at the school E.M. Professor Dario de Souza Castello/Niterói/RJ? The training of the teachers who work in the regular classroom has contributed to the changes in the teacher’s attitude concerning the inclusive education? The teaching practice in regular classrooms has been articulated with the theoretical and methodological principles that are the basis to the inclusive education as students’s with special educational needs right. The specialized educational service offered in the multifunctional resources classrooms articulates with the regular classrooms practice? Research carried out through observations in the daily school life of documentary analysis and semi-structured interviews. The result’s analysis reveals that it’s very difficult the articulation between the multifunctional resources classroom and the regular classroom. It reveals also the fragility of the pedagogical practice concerning the differences, what shows how urgent is the consolidation of a theoretical experience of a training program which contributes to the teacher’s and student’s humanization, overcoming the practices aimed at adaptation, emphasizing the urgency of public policies concerning teacher training focused on emancipation-
Descrição: dc.description121 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas de educação-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectAtendimento educacional especializado-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professor-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectEducation public policies-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial educational service-
Palavras-chave: dc.subjectScholl inclusion-
Título: dc.titleEducação inclusiva e formação de professores: experiências da escola Municipal Dario de Souza Castello/Niterói/RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.