
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cabral, Rosimere Mendes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Freitas, Lídia Silva de | - |
| Autor(es): dc.creator | Guimarães, Ingrid Rocha | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:54:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:54:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24511 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759961 | - |
| Descrição: dc.description | Procura identificar como se desenrola o desenvolvimento de coleções em bibliotecas públicas, sobretudo, o processo de seleção. Diferencia Seleção de Censura. Objetiva defender a representação da diversidade cultural brasileira durante o processo de desenvolvimento de coleções. Explora a influência das coleções presentes nessas bibliotecas públicas na memória social e na formação das identidades. Analisa as relações que utilizam a cultura como mecanismo de poder presentes na sociedade. Aponta como a biblioteca pública pode ajudar a equilibrar essas relações. Enfatiza a importância da leitura para a melhor compreensão das culturas. Correlaciona a perspectiva de autores de diferentes áreas do conhecimento nas questões supracitadas. Utiliza como metodologia a revisão de literatura. Conclui afirmando que o processo de exclusão de determinados setores da sociedade dos equipamentos culturais é intencional, pois diminui o poder político desses setores na sociedade. No entanto, o bibliotecário pode, através do seu acervo e da leitura, educar para a diversidade. | - |
| Descrição: dc.description | The study aims to identify how the collections development in public libraries is play out, especially, the selection process. Differs Selection from Censorship. Objective to defend that the representation of the Brazilian cultural diversity during the process of collections development. It explores the influence of the collections present in these public libraries in social memory and the formation of identities. Observe the relations that use culture as a mechanism of power present in society. It points out how the public library can help balance those relationships. Emphasizes the importance of reading for a better understanding of cultures. Interrelate the perspective of authors from different domains of knowledge in the aforementioned issues. It uses as a methodology the literature review. Concludes by saying that the process of excluding certain sectors of society from cultural equipment is intentional, since it diminishes the political power of these sectors in society. Notwithstanding the librarian can, through collection and reading, educates for diversity. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
| Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversidade cultural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de coleções - seleção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações de poder | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diversidade cultural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento de coleções | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultural diversity | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Collection development - book selection | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social memory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Power relations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public library | - |
| Título: dc.title | Um equilíbrio de histórias: diversidade e representatividade nas coleções das bibliotecas públicas brasileiras | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: