Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Telma Cristina de Almeida Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Diez, Xóan Carlos Lagares | - |
Autor(es): dc.contributor | Magalhães, Pedro Armando de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Milena Fonseca Santos de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:54:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:54:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/3509 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759953 | - |
Descrição: dc.description | A formação de professores de línguas estrangeiras tem assumido cada vez mais contextos adversos, demonstrando a necessidade de perspectivar novos caminhos para a educação e para a construção de cidadãos mais capazes e autônomos diante de uma sociedade multifacetada. Dessa certeza, faz-se necessário compreendermos as relações entre as políticas linguísticas e o ensino de línguas, associadas à formação de docentes. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é identificar as ações formativas para a formação continuada de professores de francês língua estrangeira (FLE) no estado do Rio de Janeiro. Este trabalho foi desenvolvido a partir do aporte teórico dos estudos sobre política linguística (CHAUDENSON, 1996; CALVET, 2002 e COOPER, 1997), associado aos estudos sobre a formação continuada de professores de língua estrangeira (ALMEIDA FILHO, 2006). Por meio da aplicação de questionários junto aos licenciandos de francês das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro e aos professores de língua francesa de diferentes instituições, comparamos as necessidades e a relevância desta formação para o exercício do magistério. Correlacionamos estas necessidades às ações formativas propostas pelos agentes identificados como os responsáveis pela formação continuada. Entendemos que estas ações fazem parte de políticas linguísticas educativas que contribuem para a diversidade linguística e para o ensino de línguas estrangeiras | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | The foreign language teacher´s education has been facing increasingly adverse contexts, showing the need to put new paths for education into perspective and for the building of citizens that are capable and autonomous in the face of a muti-faceted society. With this certainty, it becomes necessary to understand the relationships between educational language policies and language teaching, associated to the teachers´ education. This way, the aim of this research is to identify the formative actions for the continuing formation for teachers of French as a Foreign Language (FLE) in the state of Rio de Janeiro. This study was developed using as theoretical basis the studies about language policy (CHAUDENSON, 1996; CALVET, 2002 e COOPER, 1997), associated with the studies about the continuing education of foreign language teachers (ALMEIDA FILHO, 2006). Through the use of questionnaires given to undergraduates of French at public universities in the state of Rio de Janeiro and with French teachers in different institutions, we have compared the needs and the relevance of this formation for the practice of teaching. We have related these needs to formative actions proposed by the agents in charge of the continuing education. We understand that these actions are part of educational language policies that contribute to language diversity and for the teaching of foreign languages | - |
Descrição: dc.description | 89 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua francesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Plhar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação permanente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua francesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Continuing education | - |
Palavras-chave: dc.subject | French | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Look | - |
Título: dc.title | Política linguística e ações formativas: um olhar para a formação continuada do professor de francês língua estrangeira no Estado do Rio de Janeiro, v. 01 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: