Estratégias de mudança e continuidade em um jogo de empresas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Cristiano Fonseca-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Murilo Alvarenga-
Autor(es): dc.contributorSouza, Marco Antônio Ferreira de-
Autor(es): dc.contributorMotta, Gustavo da Silva-
Autor(es): dc.creatorMoura, Thiago Nardini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6435-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759952-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo teve como objetivo geral verificar se a rede de confiança entre os participantes de um jogo de empresas influencia nas suas intenções de mudança e continuidade nas relações comerciais realizadas entre as equipes, divididas igualmente entre atacados (clientes) e indústrias (fornecedores). As intenções de mudança e continuidade são definidas por Hirschman (1970) como Saída e Voz (SV), respectivamente. Ping (1993) propôs variáveis que antecedem a tipologia SV, porém o próprio autor sugeriu que poderia haver outros antecedentes ainda não explorados. Dessa forma, encontrou-se na literatura de Análise de Redes Sociais (ARS), com foco nas redes empresariais entre clientes e seus fornecedores, que a confiança pode ser relevante para a continuidade das relações em uma rede empresarial. Para atingir o referido objetivo, optou-se por utilizar um jogo de empresas no qual os participantes eram alunos de um curso de Mestrado Profissional em Administração de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para identificar a rede de confiança e as intenções SV, utilizou-se de questionários entregues aos participantes após o término do jogo de empresas. Para identificar as intenções SV dos participantes, as questões tiveram como base o estudo empírico de Ping (1993). Logo após, correlacionou-se os resultados encontrados com objetivo de verificar as proposições da pesquisa. Os resultados desse estudo sugerem que o elevado grau de confiança na rede entre os participantes foi relevante para diminuir a intenção de saída no contexto pesquisado. Por conseguinte, ressaltou os benefícios da ARS com foco nas relações empresariais, como também reforçou os benefícios de se utilizar os jogos de empresas enquanto ambiente laboratorial para pesquisas econômicas. Aponta-se como principal contribuição deste estudo, apresentar uma forma de organizar os dados da tipologia SV de Hirschman (1970) e seus antecedentes (Ping 1993) para futuras pesquisas.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to verify if the trust network between the participants in a business game influences their intention of change and continuity in trade relations made between the teams, divided equally between wholesalers (clients) and industries (suppliers). Intentions of change and continuity are defined by Hirschman (1970) as Exit and Voice (EV), respectively. Ping (1993) has proposed variables which precede the EV topology, however the author itself suggested others antecedents not explored yet. Therefore, it was found in the literature of Social Networks Analysis (SNA), focusing on the business network between clients and suppliers, that trust may be relevant to the continuity of business network relationships. To achieve the referred objective, it was chosen to use a business game in which participants were students of a Professional Master's course in Administration of a Federal Institution of Higher Education. To identify the trust network and EV intentions, questionnaires were given to participants at the end of the business game. To identify the EV intentions of the participants, the questions were based on the empirical study of Ping (1993), which proposed variables prior to the SV topology. Next, the results was correlated in order to verify the propositions of the research. The results of this study suggest that the high degree of trust in the network between the participants was relevant to the decrease in the exit intention in the research context. Therefore, it emphasizes the benefits of SNA focusing on business relations, and also reinforces the benefits of using the business game as laboratory environment for economic research. It is pointed out as the main contribution of this study, the proposition of a way to organize the data from Hirschman's EV topology and Ping's antecedents for future research.-
Descrição: dc.description62 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVoz-
Palavras-chave: dc.subjectSaída-
Palavras-chave: dc.subjectJogos de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectJogo de empresas-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia-
Palavras-chave: dc.subjectCliente-
Palavras-chave: dc.subjectFornecedor-
Palavras-chave: dc.subjectExit-
Palavras-chave: dc.subjectVoice-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness game-
Título: dc.titleEstratégias de mudança e continuidade em um jogo de empresas-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.