Vídeos de humor: sugestão para o uso de videocassetadas no ensino de física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Isa-
Autor(es): dc.contributorBruno, Ruth-
Autor(es): dc.creatorLemos, Alvaro Siguiné Jadel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-18-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11716-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759948-
Descrição: dc.descriptionNesta monografia, com o intuito de propor o uso de material midiático pouco explorado no ensino de Física do Nível Médio, será apresentada uma proposta de recurso didático que utiliza videocassetadas (material de ampla divulgação nos veículos de comunicação). A análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e as recomendações feitas pelo Ministério da Educação através das suas recentes publicações, tais como, os Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio e as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e ainda o resultado de pesquisas publicadas com relação ao Ensino de Física, nos possibilitou destacar três aspectos que guiaram a produção do recurso didático: a contextualização do conteúdo, a problematização e a exploração do lúdico em sala de aula. Por tratar-se de um recurso inovador, consideramos relevante relatar os passos que viabilizaram sua produção. Configura-se como resultado a produção de quatro vídeos de humor relativos aos temas: Movimento Circular, Torque, Força de Atrito e Quantidade de Movimento. Além disso, são apresentados os principais aspectos decorrentes de sua aplicação em turmas do Ensino Médio de uma escola da rede privada de ensino. Os vídeos de humor promovem: a contextualização – aproximação do aluno com o objeto de estudo –, a problematização – promoção do diálogo em sala de aula – e a exploração do lúdico – estímulo à criatividade e à espontaneidade e descentralização da figura do professor, que assume uma postura de mediador da construção do conhecimento pelos alunos. Deste modo, esperamos que esta monografia venha contribuir para efetivar as mudanças que estão sendo solicitadas para o Ensino de Física, tendo em vista a superação de práticas pedagógicas tradicionais duramente criticadas no material bibliográfico analisado, por serem distantes das experiências vivenciais dos alunos e por não contribuírem para o surgimento do diálogo entre os sujeitos que participam das situações de aprendizagem-
Descrição: dc.descriptionIn this monograph we intend to propose the use of media materials, which are very poorly explored in teaching High School Physics. Thereby will be presented a didactic resource based on bloopers (a widely spreaded material on communication vehicles in general). The analysis of Guidelines and Bases of National Education Law (1996) and its recommendations by the Education Ministry throughout recent reports, such as High School Curriculum Parameters, High School Curriculum Orientations and research results regarding the teaching of Physics has made it possible for us to highlight three aspects which have guided the didactic resource production: content contextualization, problematization and the exploitation of creativity in the classroom. As it regards an innovative resource, we consider relevant to detail the steps that have guided us through its own production. It is configured as the result of four humor videos related to the following themes: Circular Movement, Torque, Frictional Force, Movement Quantity. In addition, the main aspects aroused by its application in private High School classes are here presented. Humor videos may promote: contextualization – approach the student with the study object –, problematization – promotes dialogue in classroom –, exploitation of creativity – stimulates creativity, spontaneity and decentralization of teacher figure, which assumes the role of a mediator in the knowledge construction by students. Therefore, we expect this monograph to contribute with the teaching of Physics in a way to accomplish the changes that have been demanded in order to overcome traditional teaching skills, which are highly criticized by the bibliographic material considered here, for being so distant and apart from the students‟ life experiences and for not contributing with needed dialogue between the subjects that participate in knowledge construction situations-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectVídeos de humor-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectProblematização-
Palavras-chave: dc.subjectLudicidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo em educação-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectBloopers-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching of physics-
Palavras-chave: dc.subjectContextualization-
Palavras-chave: dc.subjectProblematization-
Palavras-chave: dc.subjectCreativity exploitation-
Título: dc.titleVídeos de humor: sugestão para o uso de videocassetadas no ensino de física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.