Impactos do PIBID na formação docente: relato de experiência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMuniz, Neyse Luz-
Autor(es): dc.contributorCopollilo, Martha Lenora Queiroz-
Autor(es): dc.contributorDutra, Sergio Ricardo Aboud-
Autor(es): dc.creatorSouza, Carlos Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9963-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759916-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia teve como objetivo socializar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial, a partir da vivência de um licenciando em educação física entre os anos de 2014 e 2017, em escolas estaduais do município de Niterói. Considerando os objetivos defendidos pelo PIBID na busca da articulação entre teoria e prática, a qualificação dos licenciados para atuação na educação básica e acreditando na importância do conhecimento e vivência da realidade do cotidiano escolar para formação da identidade docente; queremos, por meio desse trabalho, mostrar e refletir como a participação no PIBID influenciou na forma como o autor desse trabalho monográfico passou a enfrentar os desafios do processo ensino/aprendizagem e ter mais segurança para exercer a docência futuramente-
Descrição: dc.descriptionThis monograph had the objective of socializing the contributions of the Institutional Scholarship Program of Scientific Initiation (PIBID) in the initial formation, from the experience of a Physical Education graduation student between the years 2014 and 2017, in state schools of Niteroi Municipality. Considering the objectives defended by PIBID in the search of the articulation between theory and practice, the qualification of graduates to work in basic education and believing in the importance of the knowledge and experience of the reality of everyday school life for the teacher identity; Through this work, we want to show and reflect how the participation in PIBID influenced the way in which the author of this monographic work the challenges of the teaching / learning process and to be more secure in exercising the in the future.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectIniciação à docência-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectInitiation to teaching-
Título: dc.titleImpactos do PIBID na formação docente: relato de experiência-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.