Consciência sustentável: um mapeamento das variáveis sociodemográficas que influenciam no comportamento dos discentes de uma universidade pública

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ualison Rébula de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6460931837390456-
Autor(es): dc.contributorFerreira, André-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4359400160165099-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ataualpa Luiz de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4359400160165099-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1765506735586309-
Autor(es): dc.creatorPossa, Lucas Eduardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31267-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759908-
Descrição: dc.descriptionObjetivo: Mapear as variáveis sociodemográficas que influenciam na Consciência Sustentável dos alunos do IF Sudeste MG, campus São João del-Rei, e propor ações que sejam capazes de aprimorar os comportamentos dos indivíduos. Especificamente, objetivou-se (i) realizar uma revisão bibliográfica sobre sustentabilidade e sua relação com empresas, instituições de ensino e indivíduos; (ii) investigar quais dimensões da consciência sustentável são praticadas com maior e menor frequência pelos alunos; (iii) correlacionar as variáveis sociodemográficas analisadas com as práticas conscientes dos indivíduos e identificar aquelas que têm maior influência nos níveis de consciência sustentável; (iv) propor um plano de ação, em colaboração com os servidores do campus, para conscientizar os alunos com base nas dimensões menos frequentes e nas variáveis sociodemográficas que influenciam a consciência sustentável. Procedimentos/método para a solução do problema: Trata-se de um estudo de caso caracterizado como uma pesquisa descritiva, com análise quali-quantitativa, dividido nas seguintes etapas: (i) desenvolvimento da revisão de literatura sobre a sustentabilidade a fim de verificar o estado atual da arte referente ao tema; (ii) construção e aplicação do questionário que, além de coletar as informações sobre as variáveis sociodemográficas, avaliou a frequência com que os participantes praticam ações sustentáveis no dia a dia; (iii) análise dos dados com base nas dimensões da Escala de Consciência Sustentável e nas variáveis sociodemográficas; e (iv) proposta de solução, a partir dos dados coletados e nas características da Instituição Federal de Ensino. Resultados: A partir das respostas obtidas por meio do questionário, verificou-se que, de uma maneira geral, os participantes da amostra estudada apresentaram uma boa frequência de prática de ações sustentáveis no dia a dia. No entanto, dentre as dimensões propostas, a que continha ações relacionadas à separação de resíduos para reciclagem foi a que apresentou a menor frequência de prática. Além disso, dentre as variáveis sociodemográficas analisadas (sexo, idade, estado civil, renda familiar e escolaridade) a idade foi a única que possibilitou estabelecer uma relação direta com a consciência sustentável dos indivíduos, uma vez que, quanto maior a idade, maior a frequência de prática de ações sustentáveis. Implicações práticas: A pesquisa poderá contribuir para o conhecimento dos níveis de Consciência Sustentável dos alunos, evidenciando a importância de cada ação praticada no dia a dia. Será possível avaliar qual dimensão da Escala de Consciência Sustentável possui ações praticadas com maior e menor frequência. A partir das análises feitas com as variáveis sociodemográficas, serão identificadas aquelas que influenciam diretamente na Consciência Sustentável e os grupos considerados os menos conscientes. Com a entrega do produto tecnológico, constituído por um plano de ações construído por meio da ferramenta 5W2H e com o objetivo aumentar os níveis de consciência sustentável dos alunos, a instituição cumprirá sua responsabilidade social para com a educação dos futuros gestores, uma vez que poderá concentrar esforços na conscientização dos alunos, formando profissionais com ideais sustentáveis e de respeito ao ambiente. Originalidade e contribuições: A pesquisa contribuiu para os estudos sobre a Consciência Sustentável, pois o tema possui grande relevância no contexto atual. Ao mapear as variáveis sociodemográficas que influenciam essa consciência, a pesquisa oferece uma perspectiva sobre os fatores que afetam o comportamento sustentável dos estudantes. A proposta do plano de ação, por meio da matriz 5W2H, apresenta uma abordagem completa e abrangente para promover a conscientização dos alunos, incluindo ações integradas, campanhas de conscientização, oficinas práticas, palestras e projetos de extensão. Essa abordagem multidimensional pode ser considerada inovadora e com potencial para estimular mudanças significativas nos comportamentos dos indivíduos, contribuindo para a formação de uma comunidade acadêmica mais consciente e comprometida com a sustentabilidade. Desta forma, a pesquisa e o produto tecnológico possuem aderência na Linha de Atuação CientíficoTecnológica (LACT) Administração de Operações e Suporte Logístico Integrado. Produção Técnica/Tecnológica: O produto tecnológico resultado da pesquisa foi o plano de ação proposto que tem a finalidade de auxiliar na conscientização sustentável dos alunos do IF Sudeste MG, campus São João del-Rei. O produto encaixa-se no EIXO 4 - Serviços Técnico e apresenta aplicabilidade, considerando que foi produzido em parceria com servidores e validado pelos diretores do campus São João del-Rei. O plano de ação é de baixo teor de inovação, uma vez que utiliza o conhecimento existente para adaptação das ações propostas. Sua complexidade é média, pois envolve o comprometimento de diversos setores no processo de organização e implementação-
Descrição: dc.descriptionObjective: Mapping the sociodemographic variables that influence the Sustainable Awareness of students at IF Sudeste MG, São João del-Rei campus, and proposing actions capable of enhancing individuals' behaviors. Specifically, the objectives was to (i) conduct a literature review on sustainability and its relationship with companies, educational institutions, and individuals; (ii) investigate which dimensions of sustainable awareness are practiced more or less frequently by students; (iii) correlate the analyzed sociodemographic variables with individuals' conscious practices and identify those that have a greater influence on sustainable awareness levels; (iv) propose an action plan, in collaboration with campus staff, to raise awareness among students based on less frequent dimensions and sociodemographic variables that influence sustainable awareness. Procedures/method for solving the problem: This is a case study characterized as a descriptive research, employing a qualitative-quantitative analysis, divided into the following stages: (i) development of a literature review on sustainability in order to assess the current state of the art regarding the topic; (ii) construction and administration of the questionnaire, which, besides gathering information on sociodemographic variables, evaluated the frequency at which participants engage in sustainable actions in their daily lives; (iii) data analysis based on the dimensions of the Sustainable Consciousness Scale and sociodemographic variables; and (iv) proposal of a solution, drawing from the collected data and the characteristics of the Federal Education Institution. Results: Based on the responses obtained through the questionnaire, it was found that, in general, the participants in the studied sample showed a good frequency of engaging in sustainable actions in their daily lives. However, among the proposed dimensions, the one that included actions related to waste separation for recycling showed the lowest frequency of practice. Additionally, among the analyzed sociodemographic variables (gender, age, marital status, family income, and education), age was the only one that showed a direct relationship with individuals' sustainable awareness, as the frequency of engaging in sustainable actions increased with age. Practical implications: The research may contribute to the understanding of the levels of Sustainable Consciousness among students, highlighting the importance of each action practiced in their daily lives. It will be possible to evaluate which dimension of the Sustainable Consciousness Scale has actions practiced with higher and lower frequency. By analyzing the sociodemographic variables, the ones that directly influence Sustainable Consciousness and the groups considered less conscious will be identified. With the delivery of the technological product, consisting of an action plan developed through the 5W2H tool and aimed at increasing the levels of sustainable consciousness among students, the institution will fulfill its social responsibility towards the education of future managers. It will be able to concentrate efforts on raising students' awareness, thereby shaping professionals with sustainable ideals and respect for the environment. Originality and contributions: The research has contributed to the studies on Sustainable Consciousness, as the topic is highly relevant in the current context. By mapping the sociodemographic variables that influence this consciousness, the research provides insight into the factors affecting students' sustainable behavior. The proposed action plan, using the 5W2H matrix, offers a comprehensive approach to promoting student awareness, including integrated actions, awareness campaigns, practical workshops, lectures, and extension projects. This multidimensional approach can be considered innovative and has the potential to stimulate significant changes in individuals' behaviors, contributing to the formation of a more conscious and committed academic community towards sustainability. Thus, the research and the technological product are aligned with the Scientific-Technological Action Line (LACT) of Operations Management and Integrated Logistics Support. Technical/Technological Production: The technological product resulting from the research was the proposed action plan aimed at promoting sustainable awareness among students at IF Sudeste MG, campus São João del-Rei. The product falls under AXIS 4 - Technical Services and demonstrates applicability as it was developed in collaboration with staff and validated by the campus directors in São João del-Rei. The action plan shows low innovation content as it relies on existing knowledge for the adaptation of proposed actions. Its complexity is moderate, as it involves the commitment of various departments in the process of organization and implementation-
Descrição: dc.description107 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectConsciência sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectPlano de ação-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de ensino superior-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectSustainability-
Palavras-chave: dc.subjectSustainable awareness-
Palavras-chave: dc.subjectAction plan-
Título: dc.titleConsciência sustentável: um mapeamento das variáveis sociodemográficas que influenciam no comportamento dos discentes de uma universidade pública-
Título: dc.titleSustainable awareness: a mapping of sociodemographic variables influencing the behavior of students in a public university-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.