As progressões aritméticas e geométricas nas visões dos livros de Serrasqueiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNeves, Thais Duarte-
Autor(es): dc.creatorSoares, Flávia dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21955-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759882-
Descrição: dc.descriptionA Matemática na escolarização é alvo de discussões desde o século XIX no que se refere à escolha de assuntos e em relação à metodologia de ensino. Conteúdos que fazem parte dos programas há muito tempo pouco se modificaram, outros, tiveram mudanças significativas de enfoque/ênfase, como é o caso das Progressões Aritméticas e Geométricas. Ao consultar os programas de ensino do Colégio Pedro II do século XIX e primeiras décadas do século XX, percebe-se que as Progressões tinham uma finalidade como conteúdo escolar diferenciada, servindo como pré-requisito para os logaritmos e oscilando entre os campos aritméticos e/ou algébricos. Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo investigar de que forma as Progressões se configuraram nas propostas para o ensino de Matemática na escola secundária no século XIX nas obras didáticas de Álgebra e de Aritmética. Os livros Tratado Elementar de Arithmetica e Tratado de Algebra Elementar do português José Adelino Serrasqueiro foram considerados para análise, especialmente por terem sido adotados no Colégio Pedro II, instituição referência para o ensino secundário brasileiro durante o século XIX.-
Descrição: dc.descriptionSim-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Pedro II-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino secundário-
Palavras-chave: dc.subjectProgressões-
Palavras-chave: dc.subjectSerrasqueiro-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática - História - Rio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectColégio Pedro II-
Título: dc.titleAs progressões aritméticas e geométricas nas visões dos livros de Serrasqueiro-
Tipo de arquivo: dc.typeAnais de Evento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.