Formação acadêmica em Ciências Contábeis e sua relação com o mercado de trabalho: a percepção dos alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeirelles Junior, Júlio Candido de-
Autor(es): dc.contributorPassos, Ivan Carlin-
Autor(es): dc.contributorCabral, Isabel-
Autor(es): dc.creatorSilva, Bruna Novais da-
Autor(es): dc.creatorSantana, Cintia Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7436-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759881-
Descrição: dc.descriptionO mercado de trabalho é um ambiente que vem se tornando cada vez mais competitivo e dinâmico, onde o aluno em Ciências Contábeis terá de adquirir uma base acadêmica sólida para se adequar a essa realidade. A partir disso, o objetivo desta pesquisa foi conhecer a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior - IES, quanto à formação acadêmica e a preparação profissional oferecida pela instituição para ingressar no mercado de trabalho. A pesquisa envolveu 42 alunos prováveis formandos do curso de Ciências Contábeis da instituição. A metodologia utilizada teve por base a pesquisa tanto exploratória quanto descritiva, a primeira com abordagem qualitativa e a segunda quantitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e levantamento. A partir da análise dos resultados encontrados, observou-se que os alunos, em sua maioria, acreditam que o mercado exige um profissional que constantemente se atualize. Também foi encontrado certo nível de concordância parcial quanto à aquisição de competências necessárias para ingressar e atuar no mercado durante o curso, e, de forma menos vigorosa, à adequação da grade curricular do curso da IES à formação do contador atual. Contudo, de acordo com a percepção dos alunos, a instituição vem atendendo grande parte das expectativas dos alunos formandos, mas ainda precisa predispor de condições que contribua para a inserção profissional desses estudantes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectProfissional contábil-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectFormação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Contábeis-
Palavras-chave: dc.subjectContador-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectContabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Título: dc.titleFormação acadêmica em Ciências Contábeis e sua relação com o mercado de trabalho: a percepção dos alunos de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.