Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vilela, Mariana Lima | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Cinthya Simone Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor | Biondo, Franco Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Kitahara, Bruna Harumi Fugimoto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:54:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:54:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31900 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759857 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo analisa temas de Biologia Marinha presentes no currículo de Ciências do segundo segmento do Ensino Fundamental nas edições do manual do professor da Coleção Araribá (6o ao 9o ano). A coleção, aprovada pelo PNLD mais recente está disponível online. A análise dos conteúdos foi inspirada na metodologia de Bardin (2011) e buscou dialogar com aspectos teóricos da área de Educação referentes ao campo do currículo, focalizando as relações entre a disciplina escolar ciências e os conhecimentos científicos da Biologia Marinha com base em Ivor Goodson. A análise problematiza evidências de que os temas de Biologia Marinha são "sombreados" por temas mais gerais, como por exemplo a Zoologia e Ecologia. Discute a importância dos livros didáticos como meios de divulgação científica sobre o tema, sobretudo em regiões não litorâneas e aponta os desafios da abordagem do tema nas relações entre contextos local e global diante de propostas educacionais de um currículo único nacional. | - |
Descrição: dc.description | This study analyzes themes of Marine Biology present in the Science curriculum of the second segment of Elementary School in the editions of the teacher's manual of the Araribá Collection (6th to 9th grade). The most recent PNLD-approved collection is available online. Content analysis was inspired by the methodology of Bardin (2011) and sought to dialogue with theoretical aspects of Educational researches related to the field of curriculum, focusing on the relationship between the school subject science and scientific knowledge of Marine Biology based on Ivor Goodson. The analysis problematizes evidence that the themes of Marine Biology are "shaded" by more general themes, such as Zoology and Ecology. It discusses the importance of textbooks as means of scientific dissemination on the subject, especially in non-coastal regions, and points out the challenges of approaching the subject in the relationships between local and global contexts in the face of educational proposals from a single national curriculum. | - |
Descrição: dc.description | 40 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia Marinha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Manual do Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marine Biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbook | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher's manual | - |
Título: dc.title | Análise do manual do professor da coleção Araribá (6ºao 9º ano do Ensino Fundamental) com foco em temas da Biologia Marinha | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: