Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Rosana da Câmara | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Renata de Sá | - |
Autor(es): dc.creator | Brito, Layla Alvarenga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:54:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:54:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9866 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759853 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de conclusão de curso é resultado da experiência de uma oficina de RAP construída por um grupo do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)de sociologia da Universidade Federal Fluminense. O projeto foi desenvolvido no Colégio Estadual Aurelino Leal, situado no Município de Niterói, Rio de Janeiro, com duas turmas de ensino médio e foi realizada de 16 a 18 de setembro de 2015. As estratégias metodológicas utilizadas foram: a observação participante, o registro em caderno de campo e a análise de produção visual de alguns momentos de debate em sala, da apresentação da batalha de RAP e das letras construídas pelos estudantes. Assim, a contribuição deste trabalho e seu objetivo principal será demonstrar que a discussão de temáticas relacionadas às culturas juvenis pode favorecer a apreensão de conceitos sociológicos e o desenvolvimento da imaginação sociológica (Mills, 1975). Um dos resultados que a experiência permitiu foi a aproximação da realidade dos educandos que intensificou a aprendizagem dos conceitos sociológicos, demonstrando a importância do reconhecimento das culturas juvenis pela instituição escolar | - |
Descrição: dc.description | This course conclusion paper is the result of the experiences around a RAP workshop built by a group of Sociology students at UFF (Federal Fluminense University) participating in the Institutional Scholarship Initiation Teaching Program (PIBID). The project was developed at the Aurelino Leal State School, located in the municipality of Niterói, Rio de Janeiro, with two high school classes and was held onSeptember 16th to the 18th, 2015.The methodological strategies used were: participant observation, registration in a field notebook and the visual production analysis of some moments of debate in the classroom, the presentation of the RAP battle and the lyrics constructed by the students. Therefore, this work intends to demonstrate that the open discussion of themes related to youth cultures can favor the learning of sociological concepts. Moreover, it can also foster the development of the sociological imagination (Mills, 1975). Furthermore, this study concludes that the experience allowed a certain approximation to students' realities. This allowed an intensified learning of sociological concepts, yet demonstrating the importance of the recognition of youth cultures by academic institutions | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culturas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método experimental em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rap (Música) | - |
Título: dc.title | As manifestações culturais juvenis como temática para o aprendizado dos conteúdos sociológicos: a oficina de rap no Colégio Aurelino Leal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: