Formação de preços de venda de serviços: um estudo de caso em uma empresa do setor hoteleiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Elaine Aparecida-
Autor(es): dc.contributorLopes, Laerson Morais Silva-
Autor(es): dc.contributorFarias Filho, José Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorMello, Luiz Carlos Brasil de Brito-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Letícia de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31726-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759850-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo construir uma ferramenta estratégica para precificação e gestão de gastos em uma empresa do setor hoteleiro no município de Niterói, Rio de Janeiro. Realizou-se um diagnóstico a partir de entrevistas com a sócia e o gerente de como a empresa estudada constitui os preços dos serviços e como administra seus gastos. Posteriormente, procedeu-se ao levantamento das receitas e gastos da empresa em 2022 a partir das planilhas, em Excel, de controle financeiro e à análise das principais abordagens de custeio existentes de modo a identificar aquela mais apropriada ao uso. A partir dos gastos e utilizando a abordagem de custeio por absorção, foi calculado o custo unitário, mark-up e preço de venda dos serviços. Por fim, foi realizada uma breve comparação entre os preços obtidos através do sistema de precificação e os preços cobrados por três principais concorrentes diretos. Os resultados do estudo evidenciaram diferenças entre os preços obtidos através da ferramenta de precificação adotada e aqueles cobrados atualmente pela empresa. O preço obtido através da ferramenta de precificação é 5% inferior ao preço atualmente cobrado pelas suítes simples; e 10% inferior ao preço cobrado para as suítes presidenciais. Em relação à concorrência, os resultados evidenciaram que o preço obtido para as suítes simples é cerca de 30% superior ao preço médio cobrado pelos principais concorrentes. No caso da suíte presidencial, a diferença é de cerca de 3%. De modo geral, os resultados sinalizam que uma eventual redução dos preços para a suíte simples poderia, possivelmente, beneficiar a empresa. Mas, ressalta-se a necessidade de estudos e análises em relação à elasticidade da demanda desse serviço e do impacto da redução de preços sobre a receita total da empresa. Em relação às suítes presidenciais, os preços cobrados equiparam-se àqueles do mercado, o que fornece indícios de que uma eventual política de manutenção dos mesmos pode se mostrar apropriada, levando em consideração os dados analisados e enquanto perdurar a conjuntura com a qual se defrontou o presente trabalho.-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to build a strategic tool for pricing and expense management in a company in the hotel sector in the city of Niterói, Rio de Janeiro. A diagnosis was made based on interviews with the partner and the manager of how the company studied sets the prices for services and how it manages its expenses. Subsequently, the company's revenues and expenses were surveyed in 2022 using Excel financial control spreadsheets and the main existing costing approaches were analyzed in order to identify the one most appropriate for use. Based on the expenses and using the absorption costing approach, the unit cost, mark-up and sales price of the services were calculated. Finally, a brief comparison was made between the prices obtained through the pricing system and the prices charged by three main direct competitors. The results of the study showed differences between the prices obtained through the pricing tool adopted and those currently charged by the company. The price obtained through the pricing tool is 5% lower than the price currently charged for simple suites; and 10% lower than the price charged for presidential suites. In relation to competition, the results showed that the price obtained for simple suites is around 30% higher than the average price charged by the main competitors. In the case of the presidential suite, the difference is around 3%. In general, the results indicate that an eventual price reduction for the simple suite could possibly benefit the company. However, the need for studies and analyzes is highlighted in relation to the elasticity of demand for this service and the impact of price reductions on the company's total revenue. In relation to presidential suites, the prices charged are equivalent to those on the market, which provides evidence that a possible maintenance policy for them may prove to be appropriate, taking into account the data analyzed and as long as the situation with which it was faced lasts. the present work.-
Descrição: dc.description103 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSetor Hoteleiro-
Palavras-chave: dc.subjectMeios de Hospedagem-
Palavras-chave: dc.subjectCustos-
Palavras-chave: dc.subjectPreço de Venda-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de Custeio-
Palavras-chave: dc.subjectMark-up-
Palavras-chave: dc.subjectHotel-
Palavras-chave: dc.subjectHospedagem-
Palavras-chave: dc.subjectDeterminação de preços-
Palavras-chave: dc.subjectCusto-
Palavras-chave: dc.subjectMarkup-
Palavras-chave: dc.subjectHotel sector-
Palavras-chave: dc.subjectAccommodation facilities-
Palavras-chave: dc.subjectCosts-
Palavras-chave: dc.subjectSale price-
Palavras-chave: dc.subjectCosting Method-
Palavras-chave: dc.subjectMark-up-
Título: dc.titleFormação de preços de venda de serviços: um estudo de caso em uma empresa do setor hoteleiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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