Uso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFarias, Florence Moellmann Cordeiro de-
Autor(es): dc.contributorGuedes, Guilherme Pereira-
Autor(es): dc.contributorSelles, Jairo Paes-
Autor(es): dc.contributorBoechat, Fernanda da Costa Santos-
Autor(es): dc.creatorVale, Thiago Mota do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22140-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759828-
Descrição: dc.descriptionA reforma do ensino médio trouxe ao aluno a possibilidade de selecionar as disciplinas de melhor interesse para sua formação. Este fator, somado ao cenário de desmotivação e dificuldades recorrentes na disciplina de química, abre caminho para uma baixa adesão a esta disciplina por parte dos alunos. Buscando despertar o interesse dos alunos, elaboramos uma aula de química, na qual, a partir das funções orgânicas, foi elaborada uma exposição em que os agrotóxicos foram utilizados como forma de contextualização. Essa aula foi realizada em dois momentos: no primeiro, fez-se uso de uma aula expositiva seguida de um quiz de funções orgânicas; o segundo momento foi trabalhado com a metodologia ativa júri simulado, tendo como julgamento a manutenção da utilização dos agrotóxicos no estado do Rio de Janeiro. Com essa proposta, foi observado que a utilização da contextualização e de metodologias ativas apresentam um grande potencial para despertar o interesse do aluno, transformando-o em um sujeito crítico e ativo na sociedade em que vive-
Descrição: dc.descriptionThe reform of Brazil's high school curriculum brought the students the possibility to select the subjects of best interests for their education. In addition, this factor in the scenario of demotivation and recurrent difficulties in the chemistry discipline shows some pathways, which could provide a low adherence to this discipline by students.Seeking to arouse the interest of the students, we prepared a chemistry class where from the concept of organic functions, a class was elaborated in which pesticides were used as a form of contextualization. This class was held in two different moments: firstly, there was an expository class followed by a quiz of organic functions, while the second moment was developed with the simulated jury active methodology, and finally, having as judgment the maintenance of the use of pesticides in the state of Rio de Janeiro. By means of this proposal, the point was made that the use of contextualization and active methodologies has a great potential to arouse in the students more interest in area. Thus, to promote education on behalf of the students, and to develop in each one of them some critical thinking skills and a more active role in society-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectContextualização-
Palavras-chave: dc.subjectAgrotóxicos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectAula integrada-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica orgânica-
Palavras-chave: dc.subjectAgrotóxico-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento crítico-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectContextualization-
Palavras-chave: dc.subjectPesticides-
Título: dc.titleUso da temática agrotóxicos como tema de contextualização para o ensino de química-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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