O lado negro da arte : as temáticas que a escuridão revela

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Autor(es): dc.contributorMancini, Renata Ciampone-
Autor(es): dc.creatorSilva, Lucas Calil Guimarães-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10148-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759825-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação de mestrado propõe-se a analisar, com o suporte da semiótica francesa, da abordagem tensiva – revisitando a noção de semissimbolismo – e do conceito de formas de vida empreendido por Jacques Fontanille (2005) a partir de Wittgenstein, o percurso de sentido das abstrações suscitadas pela escuridão – seja como ausência de iluminação, oposição entre cores claras e escuras, pelo ponto de vista da expressão, e a descrição da noite, dentre outras figuras de conteúdo. Assim, intento detalhar a construção do que se consolidou como a reiteração canônica – estabilizada – do escuro para representar conteúdos disfóricos, mais comuns, como a morte e o mal, e eufóricos, como o mistério e a elegância. No recorte que proponho, são cinco os objetos principais selecionados para estudo (e que articulam diferentes linguagens): a pintura O jardim das delícias, de Hieronymus Bosch (feita entre 1490-1508); o filme O sétimo selo, de Ingmar Bergman, de 1957; uma cena do filme O senhor dos anéis: o retorno do rei, de 2003, de Peter Jackson; o filme Luzes da cidade, de Charles Chaplin, de 1931; e duas propagandas (um vídeo e um cartaz) do uísque escocês The black grouse-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionDans cette dissertation, je propose d’examiner, avec le soutien de la sémiotique française, de l’approche tensive – en révisitant la notion de semi-symbolisme – et du concept de formes de vie entrepris par Fontanille (2005) selon Wittgenstein, le parcours du sens vers les abstractions soulevés par l’obscurité – soit comme l’absence d'éclairage et le contraste entre les couleurs claires et foncées, par le point de vue de l’expression, et la description de la nuit, parmi des autres de contenu. J’ai l’intention de détailler la construction de ce qui est devenu la réitération canonique – stabilisé – de l'obscurité à représenter les contenus dysphoriques, plus communes, comme la mort et le mal, et euphoriques, comme le mystère et l'élégance. Il y a cinq principaux objets sélectionnés pour l'étude (et qui articulent langages différentes): peinture du Le jardin des délices, de Jérôme Bosch (parmi 1490-1508 ); le film Le septième sceau, de Ingmar Bergman, 1957; une scène du film Le seigneur des anneaux: le retour du roi, de 2003, Peter Jackson; le film Les lumières de la ville, Charles Chaplin, 1931; et deux publicités (un affiche et une vidéo) du whisky The black grouse-
Descrição: dc.description115 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectFormas de vida-
Palavras-chave: dc.subjectCânone-
Palavras-chave: dc.subjectSemiótica-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectSémiotique-
Palavras-chave: dc.subjectCinéma-
Palavras-chave: dc.subjectFormes de vie-
Palavras-chave: dc.subjectCanon-
Título: dc.titleO lado negro da arte : as temáticas que a escuridão revela-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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