O Estado e o movimento comunitário por creche em São Gonçalo (RJ)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrestes, Zoia Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorTavares, Maria Tereza Goudard-
Autor(es): dc.contributorLopes, Jader Janer Moreira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/087660440115789-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1927800358488148-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2697823717162359-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4297078672618566-
Autor(es): dc.creatorPassos, Tahís Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15832-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759818-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação realizou um estudo sobre o processo de construção do movimento comunitário no município de São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro, que inaugurou um conjunto de aspectos da participação popular em diferentes espaços e com dinâmicas próprias de atuação na comunidade. O estudo está fundamentando teórico e metodologicamente no pensamento de Karl Marx, Friedrich Engels, Safira Ammann, Vladimir Lenin, Décio Saes, Martin Buber que dialogam com questões sociais apontadas na luta por direitos, iniciando com uma análise do contexto histórico em que se deu o nascimento do Estado e do Estado burguês brasileiro, assim como, refletem sobre a relação que se estabelece entre o Estado e os movimentos comunitários no Brasil. A dissertação empreende esforços para apresentar e analisar a atuação dos movimentos coletivos de contestação em São Gonçalo frente ao descaso do poder público em relação a crianças e adolescentes gonçalenses e tenta evidenciar a existência de recursos públicos que podem ser investidos nas ações dos movimentos que defendem o diálogo com o Estado na promoção de parcerias Estado - comunidade. O trabalho aborda também uma breve retrospectiva histórica da luta dos movimentos por conquistas de direitos, de políticas sociais e educacionais, buscando compreender o papel da rede comunitária de educação infantil no que se refere ao atendimento em creche e pré-escola e como a legislação trata das instituições comunitárias para o atendimento a crianças pequenas. Tais aspectos, tendo como locus a luta do movimento comunitário, possibilitaram caracterizar os esforços e lutas por direitos, desvelando as contradições existentes entre o Estado e a sociedade civil organizada-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research carried out a study about the construction process of the community movement in the county of São Gonçalo, in the State of Rio de Janeiro, which inaugurated a set of aspects of popular participation in different spaces with its own dynamics of action in the community. The work is a theoretical study based mainly on the ideas of Karl Marx, Friedrich Engels, Sapphira Ammann, Vladimir Lenin and Martin Buber who dialogue with social issues pointed out in the struggle for rights. Starting with an analysis of the historical context which lead to the birth of the State and the Brazilian bourgeois state, as well as reflects on the relationship established between the State and the community movements in Brazil. The dissertation makes efforts to present and analyze the actions of the collective protest movements in São Gonçalo in the face of the public power neglection in relation to children and adolescents of São Gonçalo and tries to evidence the existence of public resources that can be invested in the actions of the movements that defend the dialogue with the State in promoting State - community partnerships. The paper also addresses a brief historical retrospective of the struggle of the movements for rights, social and educational policies, and seeks to understand the role of the community network of early childhood education in relation to day care and pre-school and how the legislation treats Community institutions for the care of young children-
Descrição: dc.description131 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEstado-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento comunitário-
Palavras-chave: dc.subjectCreche Comunitária-
Palavras-chave: dc.subjectMovimento comunitário-
Palavras-chave: dc.subjectCreche-
Palavras-chave: dc.subjectSão Gonçalo (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectState-
Palavras-chave: dc.subjectCommunity movement-
Palavras-chave: dc.subjectCommunity children education-
Título: dc.titleO Estado e o movimento comunitário por creche em São Gonçalo (RJ)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.