A aliança para o progresso no Brasil: influência estadunidense na educação e pequisa para o campo (1961-1970).

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendonça, Sonia Regina de-
Autor(es): dc.contributorMelo, Demian Bezerra de-
Autor(es): dc.contributorPaula, Dilma Andrade de-
Autor(es): dc.contributorLemos, Renato Luís do Couto Neto e-
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Martina Spohr-
Autor(es): dc.creatorNatividade, Melissa de Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13487-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759812-
Descrição: dc.descriptionEsta tese se concentra na década de 1960, que foi denominada pelo então recém-eleito presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, como Decade of Development, e analisa o programa de assistência técnica e financeira aos países da América Latina denominado Aliança para o Progresso. Tal programa pautou a política externa estadunidense para a América Latina tendo como aparato ideológico a teoria da modernização, que buscava imprimir um caráter racional e científico ao programa. Este trabalho abordará uma série de acordos de cooperação técnica e financeira no bojo do programa que geraram variadas políticas públicas envolvendo educação e pesquisa para o campo. Por detrás do discurso de desenvolvimento apresentavam-se novas formas de atuação imperialista que visavam conformar as estruturas agrárias brasileiras ao capitalismo monopolista.-
Descrição: dc.descriptionThis doctoral dissertation focuses on the 1960s, which was named by the then newly elected President of the United States, John F. Kennedy, as the Decade of Development, and analyzes the program of technical and financial assistance to Latin American countries called the Alliance for Progress. This program guided the American foreign policy for Latin America, having as ideological apparatus the modernization theory, which sought to give a rational and scientific character to the program. This paper will address a series of technical and financial cooperation agreements within the program that have generated varied public policies involving education and research for the field. Behind the discourse of development were new forms of imperialist action that aimed to conform Brazilian agrarian structures to monopoly capitalism.-
Descrição: dc.description362f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação rural-
Palavras-chave: dc.subjectImperialismo-
Palavras-chave: dc.subjectEstados Unidos-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Título: dc.titleA aliança para o progresso no Brasil: influência estadunidense na educação e pequisa para o campo (1961-1970).-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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