Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fragale Filho, Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Meirelles, Delton Ricardo Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Guilherme Figueiredo Leite | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0590411921590026 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5181655086414402 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Thais Lemos dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:54:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:54:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21572 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759784 | - |
Descrição: dc.description | A inserção do conteúdo de sociologia no currículo das faculdades de direito foi uma tentativa de conferir ao ensino jurídico uma característica menos dogmática e mais preocupada com as relações sociais. Esta dissertação analisa as regras que tratam do ensino do direito, em especial, do ensino da sociologia e da sociologia jurídica (ou sociologia do direito) nas faculdades de direito, além da institucionalização do conteúdo nos cursos jurídicos. Para tanto, foi realizado um mapeamento dos currículos nas faculdades de direito pesquisadas, com vistas a obter informações relevantes sobre o ensino do conteúdo de sociologia do direito. Analisa-se também a produção no campo da sociologia jurídica para além da graduação, a fim de verificar o fortalecimento deste campo. Por fim, ultrapassando a fronteira acadêmica, foram analisadas as questões de concurso sobre o conteúdo de sociologia do direito, a fim de conceber como houve a apropriação deste pela prática profissional | - |
Descrição: dc.description | The insertion of the content of sociology into the curriculum of law schools was an attempt to make legal education less dogmatic and more concerned with social relations. This dissertation analyzes the rules that deal with the teaching of law, especially the teaching of sociology and juridical sociology (or sociology of law) in the Law schools, in addition to the institutionalization of this content in legal courses. To do so, a mapping of the curricula in the researched law faculties was carried out, in order to obtain relevant information on the teaching of the content of sociology of law. Production in the field of legal sociology beyond graduation is also analyzed in order to verify the strengthening of this field. Finally, beyond the academic frontier, the questions of competition on the content of sociology of law were analyzed, in order to conceive how it was appropriated by professional practice | - |
Descrição: dc.description | 117 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapeamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia jurídica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia do direito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia jurídica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino jurídico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concurso público | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mapping | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juridical sociology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology of law | - |
Título: dc.title | Cartografia de uma disciplina (ou de uma matéria ou, ainda, de um conteúdo): a sociologia jurídica no mundo acadêmico do direito | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: