O uso de experimentos para auxiliar o entendimento da física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lúcia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Éden Vieira-
Autor(es): dc.contributorMansur, Newton Luiz Pires-
Autor(es): dc.creatorCorreia, Sergio Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-10-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7401-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759760-
Descrição: dc.descriptionAs atividades experimentais relacionadas à Física são cada vez mais necessárias para os processos de ensino e aprendizagem do aluno. Todavia, não são práticas adotadas na maioria das escolas do Brasil, ou por falta de um laboratório didático ou por vontade da escola ou do professor. A partir de uma prática vivenciada em escolas de Niterói - RJ, principalmente em escolas públicas, procuramos expor, de forma criteriosa, as necessidades da formação do aluno na área da Física. Como o objetivo dessa monografia é de demonstrar a viabilidade da abordagem experimental como estratégia didática no ensino de Física, por meio da apresentação de exemplos de experimentos simples e de baixo custo, iniciamos nossa investigação tratando do método científico, sua evolução filosófica e histórica. Em seguida, conceituamos o método científico nos balizando em filósofos e cientistas históricos e contemporâneos. Com o conceito do método científico bem embasado, partimos para o estudo da necessidade do laboratório didático dentro das perspectivas pedagógicas para o ensino da Física, seu uso e suas tendências atuais. A partir das ideias adquiridas de alguns autores sobre o laboratório didático e das nossas experiências de iniciação à docência em diversas escolas, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), dos estágios supervisionados e de atividades de monitoria, propusemos oito artefatos experimentais para uso no próprio espaço da sala de aula, com materiais e instrumentos de baixos recursos financeiros. Todos os artefatos foram produzidos e testados pelo autor desta monografia. Além da descrição para a produção e o funcionamento dos artefatos, também se consolidaram como resultados as sugestões sobre possibilidades de exploração junto aos alunos nos processos de ensino e de aprendizagem. Esses resultados corroboram a nossa expectativa inicial sobre a importância e viabilidade das atividades experimentais no entendimento da Física no Ensino Médio da Educação Básica-
Descrição: dc.descriptionThe experimental activities related to Physics are increasingly needed for the student teaching and learning processes. However, these practices are not adopted in most schools in Brazil, either for lack of a didactic laboratory or by the will of the school or the teacher. From a practical experience in schools of Niterói – RJ, mainly public schools, we try to expose, in a judicious way, the needs of student training in the field of Physics. Since the objective of this monograph is to demonstrate the viability of the experimental approach as a didactic strategy in the teaching of Physics, through the presentation of examples of simple and low-cost experiments, we began our investigation dealing with the scientific method, its philosophical and historical evolution. Then we conceptualized the scientific method based on ancient and contemporary philosophers and scientists. With the concept of the scientific method well founded, we set out to study the need of the didactic laboratory within the pedagogical perspectives for the teaching of Physics, its use and current trends. From the ideas acquired from some authors about the didactic laboratory and from our experiences of initiation to teaching in several schools, through “Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência” (PIBID), supervised internships and monitoring activities, we have proposed eight experimental artifacts for use in the classroom space, with materials and instruments with low financial resources. All artifacts were produced and tested by the author of this monograph. Besides the description of the production and operation of the artifacts, the suggestions on possibilities of exploration with students in the teaching and learning processes were also consolidated as results. These results corroborate our initial expectation about the importance and feasibility of experimental activities in the understanding of Physics in high school-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning-
Palavras-chave: dc.subjectExperimental activities-
Título: dc.titleO uso de experimentos para auxiliar o entendimento da física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.