Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Delma Pessanha | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:06234322122 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783944H1 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Milton Ramon Pires de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:44787460522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4478746057221030 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Jaqueline Teresinha | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:06345523322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769916D1 | - |
Autor(es): dc.contributor | Dourado, Simone Pereira da Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:19959782622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1995978265681165 | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Cesar Augusto Ferreira de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:30403965322 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3040396653416329 | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Arlete Inacio dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:54:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:54:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18886 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759748 | - |
Descrição: dc.description | In the present dissertation, I propose to study the investment made by social educators aiming to the acknowledgement of their occupational category. This investment lays the foundations for the struggle to legitimate their work practice, if compared to other service renders dedicated to the so-called segment child or adolescent in situation of risk. For this purpose, I have decided to analyse the Associação Metodista de Ação Social (Methodist Association for Social Action), located in Niterói - RJ, so as to demonstrate the panorama of the relationship between powers which are inherent in the constitution of the occupational category, as well as the corresponding or coadjuvant institutions that welcome and legitimate the abovementioned educators. For instance, the panorama in which institutional agents produce both their own and the equivalent institutions' social ackowledgement. The expression categoria ocupacional (occupational category) is used in order to outline the reach and the limits of the investments in collective actions objectified by those educators, despite being dependent on organisational methods of institutions, in general philanthropic ones, which establish the entering in the activity plus the required conditions of academic background and specialised knowledge. To meet the objectives settled in the corresponding field research, I have opted to study the constitution of the career of those who work as social educators in the referred institution. From this perspective, I'm able to depict one of its paradigmatic aspects: the changing process from pupil to educator, resulting from the investment in the constitution and reproduction of these institutional spaces. | - |
Descrição: dc.description | Na presente dissertação, propus- me estudar o investimento de educadores sociais no reconhecimento de sua categoria ocupacional, fundamento da luta pela conquista de legitimidade de sua prática de trabalho frente a outros agentes do campo de prestação de serviços ao categorizado segmento criança ou jovem em situação de risco. Para tanto, tomei como unidade de análise a Associação Metodista de Ação Social, localizada em Niterói-RJ, visando demonstrar o quadro de relações de forças inerentes à constituição da categoria ocupacional e das correspondentes ou coadjuvantes instituições que lhes acolhem e os legitimam. Portanto, quadro em que agentes institucionais produzem o duplo reconhecimento social de si mesmos e das equivalentes instituições. Utilizo o termo categoria ocupacional para demonstrar o alcance e os limites dos investimentos em ações coletivas por eles objetivadas, todavia dependentes de formas de organização de instituições, geralmente filantrópicas, que consagram a entrada na função e as condições de formação e de saber exigidas. Optei, para atingir os objetivos previstos no trabalho de campo correspondente, pelo estudo da constituição da trajetória dos que ocupam a função de educadores sociais na instituição referida. Por esta perspectiva, valorizo uma de suas vertentes paradigmáticas: o processo de mudança de posição de educando a educador, fruto do investimento na constituição e reprodução desses espaços institucionais | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Antropologia | - |
Publicador: dc.publisher | Antropologia | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educador social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Categoria ocupacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filantropia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social educator | - |
Palavras-chave: dc.subject | Occupational category | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philanthropy. | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | - |
Título: dc.title | Educandos e educadores : imagens refletidas : estudo do processo de constituição de categoria ocupacional | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: