Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Huguenin, José Augusto Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Papa, Andrés Reinaldo Rodriguez | - |
Autor(es): dc.contributor | Auler, Luiz Telmo da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Plauska, Geraldo Claret | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:54:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:54:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4226 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759742 | - |
Descrição: dc.description | O ensino da física no curso de formação de professores na modalidade Normal, vem sendo analisado e considerado deficiente por renomados educadores e até pelos próprios docentes que atuam nesses cursos. Para muitos, ensina-se física no Curso Normal sem a revestir de uma metodologia diferenciada que venha facilitar a futura transposição didática para os alunos das primeiras séries da educação básica. O presente trabalho é dirigido a auxiliar os estudantes normalistas, com uma proposta de ensino de alguns tópicos de astronomia utilizando tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), e com foco na participação ativa dos alunos, pretendendo-se que a metodologia proposta possa ser utilizada num futuro exercício da docência. Priorizou-se tópicos segundo a necessidade de adequação do conteúdo da matéria disposta no currículo mínimo para os normalistas à grade curricular do primeiro ciclo do ensino fundamental da educação do município de Volta Redonda. Na proposta, a atividade dos alunos em cada aula consta essencialmente de observação e registro, em forma de descrição (resumo), dos conteúdos exibidos e/ou explicados em vídeos, em aplicativos de simulação e em imagens (figuras), encadeados em uma sequência didática estabelecida. Para orientar os alunos, são feitas questões pertinentes que servem de base para a descrição e que também objetivam a organização dos conceitos aprimorando e/ou criando subsunçores, conforme a teoria de aprendizagem de Ausubel | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | The physics teaching in the teacher-training college in the Normal mode, has been analyzed and considered deficient by renowned educators and even by teachers themselves who work in these courses. For many, it is taught physics at teacher training course without covered of a different methodology that will facilitate the future implementation teaching for students of the first grades of basic education. This work is intended to assist students for teaching, with an educational proposal of some astronomical topics using information and communication technologies (ICTs) and with the focus on active participation of students, intending that the proposed methodology can be used in a future exercise of teaching. It was prioritized topics second to the need to adapt the matter content prepared in the minimum curriculum for teacher-training to the curriculum of the first cycle of basic education of the Volta Redonda city education. In the proposal, the students; activity in each class consists essentially of observation and recording, in the form of description, the content displayed and/or explained in videos, in simulation applications and images (pictures), chained in an established didactic sequence. To guide students in the topic description, are asked relevant questions that serve as the basis for the description and which also aim the organization of concepts improving and/or creating subsumers, according to Ausubel’s learning theory | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curso Normal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proposta didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tópicos de astronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de astronomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curso Normal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher-training college | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic proposal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Astronomy topics | - |
Título: dc.title | Uma sequência didática para o ensino de tópicos de astronomia para o Curso Normal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: