O Papel do diálogo colaborativo no aperfeiçoamento da interlíngua de alunos brasileiros (nível básico de inglês como língua estrangeira)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVidal, Rejane Teixeira-
Autor(es): dc.contributorCPF:10980750022-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788378Z4-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Janaina da Silva-
Autor(es): dc.contributorCPF:50312445422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2399231900578015-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Maria Elisa Knust-
Autor(es): dc.contributorCPF:10140987222-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797234Z2-
Autor(es): dc.creatorDiniz, Sébora Seny Sarmento Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:54:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:54:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18870-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759725-
Descrição: dc.descriptionThis research addresses the importance of negotiation of form in communicative classes of English as a foreign language. Based on the concept of focus on form and on the output hypothesis from the perspective of sociocultural theory, I examine the collaborative dialogue of basic-level students from a conversation course in English as a foreign language. The language-related episodes identified in the collaborative dialogue and the written production of the students made before and after the collaborative dialogue are qualitatively analyzed in two ways: first, by observing how students deal with their language problems, I seek evidence of the use of collaborative dialogue as a cognitive tool; and then, by observing the use of communication strategies, I investigate the collaborative dialogue as a communicative tool. The data were collected in three steps: (a) production of written task 1 (b) collaborative dialogue (recorded and transcribed for analysis), and (c) production of written task 2 (reformulation of the written task 1). Besides the possibility of registering the collaborative dialogue among students from basic-level English in the target language to serve as communicative practice, the results point to the effectiveness of using this procedure in improving the interlanguage of these learners and suggest the benefit of the inclusion of tasks focusing on form involving negotiation via collaborative dialogue in communicative classes of English as a foreign language.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa trata da importância da negociação da forma em contexto comunicativo de aulas de inglês como língua estrangeira. Com base no conceito de foco na forma e na hipótese da produção compreensível sob a perspectiva sociocultural, examino o diálogo colaborativo de alunos, de nível básico, de um curso de conversação em inglês como língua estrangeira de uma escola técnica da Baixada Litorânea do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Os episódios relacionados à língua provenientes do diálogo colaborativo e a produção escrita dos alunos feita antes e depois do diálogo colaborativo são analisados qualitativamente sob dois aspectos: primeiro, através da observação de como os aprendizes resolvem seus problemas linguísticos, procuro evidências do uso do diálogo colaborativo como ferramenta cognitiva; e em seguida, através da observação de utilização de estratégias comunicativas, investigo o diálogo colaborativo como ferramenta comunicativa. Os dados foram coletados em três etapas: (a) produção de tarefa escrita 1; (b) diálogo colaborativo (gravado e transcrito para a análise); e (c) produção de tarefa escrita 2 (reformulação da tarefa escrita 1). Além de registrar a possibilidade do diálogo colaborativo entre alunos de nível básico na língua-alvo, servindo de prática comunicativa, os resultados apontam para a eficácia da utilização de tal procedimento no aperfeiçoamento da interlíngua desses aprendizes, sugerindo o benefício da inclusão de tarefas com foco na forma que envolvam negociação via diálogo colaborativo nas aulas comunicativas de inglês como língua estrangeira-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFoco na forma-
Palavras-chave: dc.subjectHipótese da produção compreensível-
Palavras-chave: dc.subjectDiálogo colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria sociocultural-
Palavras-chave: dc.subjectAulas comunicativas de inglês como língua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectFocus on form-
Palavras-chave: dc.subjectOutput hypothesis-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative dialogue-
Palavras-chave: dc.subjectSociocultural theory-
Palavras-chave: dc.subjectCommunicative classes of English as a foreign language-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleO Papel do diálogo colaborativo no aperfeiçoamento da interlíngua de alunos brasileiros (nível básico de inglês como língua estrangeira)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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