Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vidal, Rejane Teixeira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10980750022 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788378Z4 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Janaina da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:50312445422 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2399231900578015 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Maria Elisa Knust | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10140987222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797234Z2 | - |
Autor(es): dc.creator | Diniz, Sébora Seny Sarmento Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:54:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:54:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-02-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18870 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759725 | - |
Descrição: dc.description | This research addresses the importance of negotiation of form in communicative classes of English as a foreign language. Based on the concept of focus on form and on the output hypothesis from the perspective of sociocultural theory, I examine the collaborative dialogue of basic-level students from a conversation course in English as a foreign language. The language-related episodes identified in the collaborative dialogue and the written production of the students made before and after the collaborative dialogue are qualitatively analyzed in two ways: first, by observing how students deal with their language problems, I seek evidence of the use of collaborative dialogue as a cognitive tool; and then, by observing the use of communication strategies, I investigate the collaborative dialogue as a communicative tool. The data were collected in three steps: (a) production of written task 1 (b) collaborative dialogue (recorded and transcribed for analysis), and (c) production of written task 2 (reformulation of the written task 1). Besides the possibility of registering the collaborative dialogue among students from basic-level English in the target language to serve as communicative practice, the results point to the effectiveness of using this procedure in improving the interlanguage of these learners and suggest the benefit of the inclusion of tasks focusing on form involving negotiation via collaborative dialogue in communicative classes of English as a foreign language. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa trata da importância da negociação da forma em contexto comunicativo de aulas de inglês como língua estrangeira. Com base no conceito de foco na forma e na hipótese da produção compreensível sob a perspectiva sociocultural, examino o diálogo colaborativo de alunos, de nível básico, de um curso de conversação em inglês como língua estrangeira de uma escola técnica da Baixada Litorânea do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Os episódios relacionados à língua provenientes do diálogo colaborativo e a produção escrita dos alunos feita antes e depois do diálogo colaborativo são analisados qualitativamente sob dois aspectos: primeiro, através da observação de como os aprendizes resolvem seus problemas linguísticos, procuro evidências do uso do diálogo colaborativo como ferramenta cognitiva; e em seguida, através da observação de utilização de estratégias comunicativas, investigo o diálogo colaborativo como ferramenta comunicativa. Os dados foram coletados em três etapas: (a) produção de tarefa escrita 1; (b) diálogo colaborativo (gravado e transcrito para a análise); e (c) produção de tarefa escrita 2 (reformulação da tarefa escrita 1). Além de registrar a possibilidade do diálogo colaborativo entre alunos de nível básico na língua-alvo, servindo de prática comunicativa, os resultados apontam para a eficácia da utilização de tal procedimento no aperfeiçoamento da interlíngua desses aprendizes, sugerindo o benefício da inclusão de tarefas com foco na forma que envolvam negociação via diálogo colaborativo nas aulas comunicativas de inglês como língua estrangeira | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Foco na forma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hipótese da produção compreensível | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogo colaborativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria sociocultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aulas comunicativas de inglês como língua estrangeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Focus on form | - |
Palavras-chave: dc.subject | Output hypothesis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collaborative dialogue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociocultural theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communicative classes of English as a foreign language | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | O Papel do diálogo colaborativo no aperfeiçoamento da interlíngua de alunos brasileiros (nível básico de inglês como língua estrangeira) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: