Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Renata de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da | - |
Autor(es): dc.contributor | Pessoa, Wilma Lucia Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Rajão, Paula Ivo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:53:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:53:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9821 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759708 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho traz algumas análises acerca de fatos e narrativas, observadas em campo, sobre a juventude e atos machistas e LGBTfóbicos no ambiente escolar. Essas observações aconteceram em duas escolas: a Jardins, da rede pública de Niterói e a escola Casa, da rede privada do município de São Gonçalo. Com intuito de refletir sobre as causas e efeitos dessas ações machistas e LGBTfóbicas na escola, a discussão deste trabalho traz à tona debates de gênero e diversidade sexual, aproximados dos conceitos centrais que a sociologia escolar propõe: estranhamento e desnaturalização. Apoiado nesses conceitos, nos fatos encontrados em trabalho de campo e uma breve análise/apresentação de políticas voltadas para a implementação da questão de gênero na escola, este trabalho tem como objetivo: trazer análises de atos de fala e/ou situações do cotidiano escolar, em que a questão de gênero e diversidade se coloca como cenário; demonstrar o caminho contrário que as políticas de educação foram sendo implementadas e identificar como a disciplina Sociologia aciona a temática de gênero no cotidiano escolar | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | O gênero no cotidiano escolar: problematizando algumas questões | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: