Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lück, Esther Hermes | - |
Autor(es): dc.contributor | Milani, Suellen Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Bossy, Marcia Jurkiewicz | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Regina Salina dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:53:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:53:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24409 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759703 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa analisa o papel da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem, como um instrumento no contexto da interação do bibliotecário escolar com o conteúdo pedagógico da escola, fazendo da biblioteca a extensão da sala de aula, sendo um espaço dinâmico e atrativo. Utiliza apontamentos entre a biblioteca e as atividades pedagógicas, o que pode trazer benefícios para a formação do aluno, tanto no aspecto intelectual como emocional e social. Aborda também a função educativa dos bibliotecários e a sua relação com o processo de aprendizagem do aluno. A pesquisa bibliográfica foi realizada com o intuito de compreender as ideias dos autores sobre o tema abordado, buscando focar a construção do conhecimento, da importância da biblioteca no cenário escolar e do bibliotecário na elevação dessa construção. Os dados para a pesquisa de campo foram obtidos através de uma entrevista. Pode-se concluir, entre outras questões que afetam o baixo desempenho das bibliotecas escolares, que a biblioteca deveria estar inserida no projeto pedagógico da escola e contribuir com mais projetos e atividades que estimulassem a leitura e cada vez mais a participação dos alunos. | - |
Descrição: dc.description | This research analyzes the role of the school library in the teaching-learning process, being used as an instrument in the context of the school librarian interaction with the pedagogical content of the school, making the library an extension of the classroom, being a dynamic and attractive space. It uses notes between the library and pedagogical activities, which can bring benefits to the student's education, so in the intellectual aspect as emotional and social as well. It also addresses the educational function of librarians and their relationship to the student's learning process. The research has a bibliographic character and was carried out with the purpose of understanding the authors' ideas about the subject, focusing on the construction of knowledge, the importance of the library in the school scene and the librarian in the elevation of this construction. On the other hand, the field research was conducted through an interview, in the search for a reflection between the literature of the school library and the current reality. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Função educativa do bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividades pedagógicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational function of the librarian | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical activities | - |
Título: dc.title | Biblioteca escolar e sua importância na dinâmica do processo de aprendizagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: