Biblioteca escolar e sua importância na dinâmica do processo de aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLück, Esther Hermes-
Autor(es): dc.contributorMilani, Suellen Oliveira-
Autor(es): dc.contributorBossy, Marcia Jurkiewicz-
Autor(es): dc.creatorSantos, Regina Salina dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-01-27-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24409-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759703-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa analisa o papel da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem, como um instrumento no contexto da interação do bibliotecário escolar com o conteúdo pedagógico da escola, fazendo da biblioteca a extensão da sala de aula, sendo um espaço dinâmico e atrativo. Utiliza apontamentos entre a biblioteca e as atividades pedagógicas, o que pode trazer benefícios para a formação do aluno, tanto no aspecto intelectual como emocional e social. Aborda também a função educativa dos bibliotecários e a sua relação com o processo de aprendizagem do aluno. A pesquisa bibliográfica foi realizada com o intuito de compreender as ideias dos autores sobre o tema abordado, buscando focar a construção do conhecimento, da importância da biblioteca no cenário escolar e do bibliotecário na elevação dessa construção. Os dados para a pesquisa de campo foram obtidos através de uma entrevista. Pode-se concluir, entre outras questões que afetam o baixo desempenho das bibliotecas escolares, que a biblioteca deveria estar inserida no projeto pedagógico da escola e contribuir com mais projetos e atividades que estimulassem a leitura e cada vez mais a participação dos alunos.-
Descrição: dc.descriptionThis research analyzes the role of the school library in the teaching-learning process, being used as an instrument in the context of the school librarian interaction with the pedagogical content of the school, making the library an extension of the classroom, being a dynamic and attractive space. It uses notes between the library and pedagogical activities, which can bring benefits to the student's education, so in the intellectual aspect as emotional and social as well. It also addresses the educational function of librarians and their relationship to the student's learning process. The research has a bibliographic character and was carried out with the purpose of understanding the authors' ideas about the subject, focusing on the construction of knowledge, the importance of the library in the school scene and the librarian in the elevation of this construction. On the other hand, the field research was conducted through an interview, in the search for a reflection between the literature of the school library and the current reality.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFunção educativa do bibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectAtividades pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectBiblioteca escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectSchool library-
Palavras-chave: dc.subjectEducational function of the librarian-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical activities-
Título: dc.titleBiblioteca escolar e sua importância na dinâmica do processo de aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.