Avaliação de critérios para a instalação de polos de apoio presencial para cursos de educação a distância

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbreu, Júlio César Andrade de-
Autor(es): dc.contributorAbdalla, Márcio Moutinho-
Autor(es): dc.contributorBemfeito, Ana Paula Damato-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fabrício Martins Carvalho da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-13-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9445-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759697-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta pesquisa é desenvolver um modelo de auxílio à tomada de decisão, utilizando o método Analytic Network Process (ANP), para escolha de municípios para instalação de polos de apoio presencial de cursos de ensino à distância do Centro de Ensino à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). No levantamento bibliográfico, destacam-se alguns estudos sobre a aplicação de técnicas de auxílio multicritério à decisão na implantação de polos de apoio presencial, entretanto, não foram encontrados estudos que versam sobre a aplicação do método ANP para seleção de polos de apoio presencial, assim como, os critérios utilizados nesta pesquisa e a sua aplicação em municípios do estado do Rio de Janeiro. A aplicação do método ANP contribui para auxiliar na melhor decisão dos gestores, pois, apresenta características que proporcionam soluções realísticas na tomada de decisão. O método constitui de três etapas. A primeira busca efetuar uma análise bibliométrica da produção científica de pesquisadores na área de apoio multicritério no método ANP aplicado a instalação de polos de ensino à distância. Os dados foram extraídos da base Web Of Science e foi utilizado para o seu tratamento um modelo de Webibliomining. A segunda etapa desta pesquisa busca identificar os critérios mais relevantes para a pesquisa, desenvolver o modelo de apoio a tomada de decisão para instalação de polos de apoio presencial e validar o modelo com sete municípios da região do Vale Médio Paraíba. A terceira etapa busca avaliar a aplicabilidade deste modelo em um caso de ensino composto por dois municípios candidatos a sediar um polo de apoio presencial de cursos de ensino à distância. Os resultados são apresentados em três artigos de natureza científica. O primeiro (capítulo3) realizou o levantamento bibliométrico, o que permitiu a criação de um núcleo de partida para pesquisa, ampliando o conhecimento sobre a bibliografia da área, identificando os principais periódicos e autores da área, aumentando a qualidade da pesquisa. O segundo artigo (capítulo 4) demonstrou a eficácia do modelo quando foi validado em um cenário composto por sete municípios da região do Vale Médio Paraíba e apontou o município de Barra Mansa como o local que apresentou as condições mais favoráveis para abertura de um polo de apoio presencial. No terceiro artigo (capítulo 6), o modelo foi aplicado em um cenário composto por dois municípios, onde apontou Armação dos Búzios o local com as melhores características para receber um polo de apoio presencial. As metaconclusões apresentam que foi possível determinar os critérios que permitiram desenvolver um modelo de tomada de decisão eficientemente capaz de identificar o melhor local para instalação de um polo de apoio presencial. Os critérios utilizados foram: população residente, domicílios com computador, domicílios com internet, escolas com ensino médio e proximidade a polo do CEDERJ. O diferencial deste estudo foi a aplicação do método ANP de apoio multicritério a decisão para desenvolver um modelo para instalação de polos de apoio presencial em municípios do estado do Rio de Janeiro. Constataram-se como delimitações da pesquisa: a concentração do estudo no estado do Rio de Janeiro e não levar em conta o fato de que as variáveis de cunho político podem também interferir na sustentabilidade de um polo de apoio presencial. Sugere-se para pesquisas futuras que o modelo seja implementado em outras regiões do país e para outras Instituições que pretendam ampliar sua oferta de cursos de ensino à distância, confirmando a sua eficácia na escolha de municípios para sediar polos de apoio presencial.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this research is to develop a decision support model, using the Analytic Network Process (ANP) method, to choose municipalities for the installation of poles for face-toface support of distance learning courses of the Distance Learning Center of the State of Rio de Janeiro (CEDERJ). In the bibliographic survey, some studies on the application of multicriteria aid techniques to the decision in the implantation of poles of face-to-face support were highlighted, however, no studies were found that deal with the application of the ANP method for the selection of poles of face-to-face support, as well such as the criteria used in this research and its application in municipalities in the state of Rio de Janeiro. The application of the ANP method contributes to the better decision of the managers, therefore, it presents characteristics that provide realistic solutions in the decision making. The method consists of three steps. The first research carried out a bibliometric analysis of the scientific production of researchers in the area of multicriteria support in the ANP method applied to the installation of poles of distance learning. The data were extracted from the Web of Science database and a Webibliomining model was used for its treatment. The second stage of this research seeks to identify the most relevant criteria for the research, to develop the decision support model for the installation of poles of face-to-face support and to validate the model with seven municipalities in the Vale do Paraíba region. The third step seeks to evaluate the applicability of this model in a case of education composed of two municipalities candidates to host a pole of support of distance learning courses. The results are presented in three articles of scientific nature. The first one (chapter 3) carried out the bibliometric survey, which allowed the creation of a starting nucleus for research, increasing the knowledge about the bibliography of the area, identifying the main journals and authors of the area, increasing the quality of the research. The second article (chapter 4) demonstrated the efficacy of the model when it was validated in a scenario composed of seven municipalities in the region of the Middle Paraíba Valley and pointed the municipality of Barra Mansa as the place that presented the most favorable conditions for opening a pole of face-to-face support. In the third article (chapter 5), the model was applied in a scenario composed of two municipalities, where Armação dos Búzios pointed out the place with the best characteristics to receive a face-to-face support pole. The metaconclusions present that it was possible to determine the criteria that allowed to develop a model of decision making efficiently able to identify the best place for the installation of a face-to-face support pole. The criteria used were: resident population, households with computers, households with internet, schools with high school and proximity to the CEDERJ center. The differential of this study was the application of the ANP method of multicriteria support to the decision to develop a model for installation of poles of face-to-face support in municipalities of the state of Rio de Janeiro. The study's limitations were: study concentration in the state of Rio de Janeiro and not take into account the fact that the variables of a political nature may also interfere in the sustainability of a face-to-face support pole. It is suggested for future research that the model be implemented in other regions of the country and for other institutions that wish to expand their offer of distance learning courses, confirming its effectiveness in the choice of municipalities to host in-person support centers.-
Descrição: dc.description105 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectAuxílio multicritério a decisão-
Palavras-chave: dc.subjectPolos de apoio presencial-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de decisão-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectMulticriteria decision aid-
Palavras-chave: dc.subjectAnalytic Network Process method-
Palavras-chave: dc.subjectIn-class support poles-
Título: dc.titleAvaliação de critérios para a instalação de polos de apoio presencial para cursos de educação a distância-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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