Sentidos do estudo entre idosos: a experiência da turma de alfabetização na modalidade EJA de uma escola pública de Angra dos Reis - RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarton, Silmara Lídia-
Autor(es): dc.contributorFreitas, Adriano Vargas-
Autor(es): dc.contributorLima, Augusto César Gonçalves e-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Neli da Silva do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16616-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759689-
Descrição: dc.descriptionDevido ao aumento da população idosa no Brasil nas últimas décadas, o Estado se viu obrigado a garantir a esse público a proteção de sua vida e saúde com a intermediação das políticas públicas que contribuam para um envelhecimento saudável e digno. Nessa perspectiva, também a garantia da educação escolar para o idoso. O presente estudo tem por objetivo saber que sentidos o idoso identifica no estudo quando imerso no processo educacional na modalidade EJA numa escola pública. Para tanto, a pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico de artigos e documentos legais, em especial, o documento da VI CONFITEA, que garante o acesso do idoso a Educação EJA, e empiricamente, com entrevista junto a uma assistente social que atua em instituição de idosos, mostrando a importância do papel da família no sentido da valorização de suas vidas, e entrevistas com alunos idosos na modalidade EJA na Escola Municipal Cornelis Verolme, em Angra dos Reis-RJ. A pesquisa me conduziu à conclusão de que, no processo de sua escolarização, os idosos encontram no estudo sentidos para suas existências e, por meio dessa experiência, atuam como atores políticos que lutam por suas vidas no palco da vida-
Descrição: dc.descriptionDue to the increase in the elderly population in Brazil in recent decades, the State was obliged to guarantee this public the protection of its life and health through the intermediation of public policies that contribute to a healthy and dignified aging. In this perspective, also the guarantee of school education for the elderly. The present study aims to know what meanings the elderly identify in the study when immersed in the educational process in the EJA modality in a public school. To this end, the research was carried out by means of a bibliographic survey of articles and legal documents, in particular, the VI CONFITEA document, which guarantees the elderly's access to EJA Education, and empirically, with an interview with a social worker who works in elderly institution, showing the importance of the role of the family in the sense of valuing their lives, and interviews with elderly students in the EJA modality at the Municipal School Cornelis Verolme, in Angra dos Reis-RJ. The research led me to the conclusion that, in the process of their schooling, the elderly find meaning in their study for their existence and, through this experience, act as political actors who fight for their lives on the stage of life-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherAngra dos Reis-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnvelhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos-
Palavras-chave: dc.subjectIdoso-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectSentido do estudo-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectAging-
Palavras-chave: dc.subjectYouth and Adult Education-
Palavras-chave: dc.subjectElderly-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectMeaning of the study-
Título: dc.titleSentidos do estudo entre idosos: a experiência da turma de alfabetização na modalidade EJA de uma escola pública de Angra dos Reis - RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.