A instrumentalização da interdisciplinaridade: entre discursos e práticas pedagógicas no campo da informação: os cursos de Biblioteconomia da UFF e da UNIRIO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Mara Eliane Fonseca-
Autor(es): dc.creatorAguiar, Nina Rosa Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10675-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759684-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa parte do pressuposto que uma das maiores indagações da educação de hoje, é como preparar os futuros profissionais para a sociedade emergente. Nesse novo contexto os educadores procuram descobrir uma maneira de antever as mudanças, compreendê-las e agir, abandonando velhas práticas educativas que já não respondem às exigências da sociedade atual num movimento de mudança e de criação de um novo paradigma educacional informacional reintroduzindo no discurso a ideia da complexidade. Partindo do ponto de cruzamento de três linhas de evolução histórica: a das bibliotecas, da universidade moderna, e dos cursos de formação do profissional da informação esta pesquisa tem como objetivo discutir, com foco no discurso de professores e alunos, como se pratica a interdisciplinaridade no processo de ensino-aprendizagem do profissional da informação. No aspecto metodológico trata-se de pesquisa social qualitativa, tendo como base para a coleta de dados, entrevistas com professores e alunos do Curso de Biblioteconomia da UNIRIO e da UFF, e como instrumento de tratamento e análise dos discursos a técnica de construção do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados mostraram que o perfil do profissional da informação mudou e os cursos de graduação foram instados a operar mudanças curriculares que contemplassem a configuração dessas novas funções. Entretanto verificamos que a proposta de um currículo interdisciplinar não se realiza em práticas interdisciplinares, a mudança do currículo não teve o condão de refletirse numa quebra de paradigma que permitisse colocar em ação novas práticas de ensino. Só há interdisciplinaridade quando há partilha entre os diversos domínios de saber, é preciso perceber, ouvir e interagir com o próximo e o distante, competência dialógica a ser desenvolvida entre alunos, entre professores, e entre professores e alunos. A educação é o elemento chave para bem viver, numa sociedade onde a informação, o conhecimento e a aprendizagem são recursos imprescindíveis.-
Descrição: dc.descriptionThis study is based on the premise that one of the most important issues in education today is how to prepare future professionals for the emerging society. In this new context, educators seek a way to foresee changes, understand them and act, abandoning old educational practices that no longer correspond to the requirements of today’s society in a movement of change and creation of a new educational paradigm of information management by reintroducing the idea of complexity in their discourse. Based on the intersection of three lines of historical evolution – libraries, modern universities, and Librarianship Courses – the objective of this study is to discuss, with a focus on the discourse of teachers and students, interdisciplinary practices in the teaching-learning process of professionals involved in information management. The methodology used is a qualitative social research, based on data collection, interviews with teachers and students of the Librarianship Courses of UNIRIO and UFF, and, as the instrument for approaching and analysing those discourses, the technique of the construction of the Discourse of the Collective Subject. The results show that the profile of the information professional has changed and that undergraduate courses are under pressure to implement curriculum changes that take into account the configuration of these new functions. However, the findings show that the proposal of an interdisciplinary curriculum is not translated into interdisciplinary practices and that the change in curriculum was not reflected in a paradigm shift that enables the establishment of new educational practices. Interdisciplinarity only exists by: sharing among different domains of knowledge, perceiving, listening and interacting with those that are close and far away; and the development of competence in dialogue among students, among teachers and between teachers and students. Education is the key element for a good life, in a society where information, knowledge and learning are indispensable resources.-
Descrição: dc.description220 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectProfissional da Informação-
Palavras-chave: dc.subjectPrática profissional-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecário-
Palavras-chave: dc.subjectInformação-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarity-
Palavras-chave: dc.subjectInformation Professional-
Título: dc.titleA instrumentalização da interdisciplinaridade: entre discursos e práticas pedagógicas no campo da informação: os cursos de Biblioteconomia da UFF e da UNIRIO-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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