A representação da formação do indivíduo na literatura: uma análise dos discursos sobre o aprendizado nos contos de Machado de Assis

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Luis Filipe Miranda de Souza-
Autor(es): dc.contributorCPF:58362947622-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4157955589304917 /visualizacv.do?id=K4788300T5&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorRibas, Maria Cristina Cardoso-
Autor(es): dc.contributorCPF:59900100122-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5649309114787011-
Autor(es): dc.contributorAraujo, José Antonio Andrade de-
Autor(es): dc.contributorCPF:45556090822-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9491772639520730-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Amanda do Prado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-07-23-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-09-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18485-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759677-
Descrição: dc.descriptionDie vorliegende Arbeit erörtert das Problem der Bildung des Individuums in der Literatur, mittels einer Analyse der Rede in Machado de Assis Erzählungen. Die theoretischen Grundlagen dieser Forschung sind die Mikhail Bakhtins Studien, die uns ermöglichen, zu verstehen, wie der brasilianische Schriftssteller den deutschen Bildungsbegriff ironisch in seinem Werk herausarbeitet. Mit seiner witzigen und zweideutigen Schrift hat Machado den Lesern dargelegt, wie Bildung, Erziehung und Kultur im neunzehnten Jahrhundert in Brasilien verstanden wurden. Für diese Untersuchung wurden die Erzählungen Teoria do medalhão , Aurora sem dia , O Programa , Habilidoso und Silvestre ausgewählt. Während Machado de Assis die Reden über die Tradition der idealen Bildung des Individuums entstellt, enthüllt er, wie seine Zeitgenossen den Kult des Scheins und der Überflüssigkeit bevorgezugt haben, der Kultivierung der Gelehrsamkeit ablehnend gegenüberstanden, um eine soziale Ordnung zu verewigen, die nur an der Erhaltung von Macht interessiert war.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda o problema da formação do indivíduo na literatura, por meio de uma análise dos discursos sobre o aprendizado nos contos de Machado de Assis. Tendo como embasamento teórico os estudos de Mikhail Bakhtin, identificaremos de que forma Machado reelabora em sua obra a questão da Bildung, tal como foi concebida na cultura alemã pós-iluminista, utilizando-se do humor, da ironia e da ambigüidade tão característicos de sua escrita, para expor aos olhos do leitor a forma como eram vistos o aprendizado, a educação e a erudição no Brasil, ao final do século XIX. Foram selecionados para esta pesquisa os contos "Teoria do medalhão", "Aurora sem dia", "O Programa", "Habilidoso" e "Silvestre". Ao desvirtuar nessas narrativas os discursos da tradição sobre a formação ideal do indivíduo, Machado expõe a maneira como seus contemporâneos privilegiavam a cultura da aparência, do supérfluo, do decorativo, relegando a educação ao segundo plano e rejeitando o cultivo da erudição, de modo a perpetuar uma ordem social, que só interessava aos que se mantinham no poder.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMachado de Assis-
Palavras-chave: dc.subjectConto-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectErzählung-
Palavras-chave: dc.subjectBildung-
Palavras-chave: dc.subjectErziehung-
Palavras-chave: dc.subjectAnalyse der rede-
Palavras-chave: dc.subjectMikhail Bakhtin-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleA representação da formação do indivíduo na literatura: uma análise dos discursos sobre o aprendizado nos contos de Machado de Assis-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.