Do visível ao invisível: uma proposta didática para o ensino da radiação eletromagnética do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMorais, Maria Carmen-
Autor(es): dc.creatorRocha, Rômulo Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26456-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759666-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso apresenta a construção de uma proposta pedagógica para o ensino das radiações através de uma sequência de aulas sobre assuntos tanto da Física Clássica quanto da Física Moderna para o Ensino Médio. Foi realizada uma revisão e pesquisa bibliográfica de maneira a elaborar discussões dos diversos assuntos referentes ao tema. Essa proposta está fundamentada em abordagens conceituais e expositivas, acompanhada de diferentes ferramentas como: ilustrações, simulações computacionais, experimentos, analogias com objetos do cotidiano, exemplos do cotidiano, interação do aluno com professor, portanto, visando um ensino contextualizado e interdisciplinar. A abordagem do tema da pesquisa está ancorada nos regimentos e competências tanto da BNCC quanto dos PCN. As referências teóricas principais buscadas Caruso e Oguri (2006), Máximo e Alvarenga (2006), Ramalho e Nicolau et al. (1999), Resnick e Eisberg (1979), Halliday e Resnick et al. (2016) serviram de aparato teórico na construção da sequência de conteúdos. Desse modo, esse trabalho busca trazer um material de auxílio para professores de Física, e como oferece um conjunto de conteúdos e exemplos do dia a dia tem como potencial a construção de minicursos mais aprofundados com a respectiva temática que poderá ser utilizado para capacitação complementar dos professores de Ensino Médio.-
Descrição: dc.descriptionThis course conclusion paper presents the construction of a pedagogical proposal for the teaching of radiation through a sequence of classes on subjects both from Classical Physics to Modern Physics for High School. A bibliographic review and research of the manner and conceptualization of the various subjects related to the theme was carried out. This proposal is based on conceptual and expository approaches, accompanied by different tools such as: illustrations, computer simulations, experiments, analogies with everyday objects, everyday examples, student-teacher interaction, therefore, enriching a contextualized and interdisciplinary teaching. The approach to the research theme is anchored in the regulations and competencies of both the BNCC and the PCN. The main theoretical references sought by Caruso and Oguri (2006), Máximo and Alvarenga (2006), Ramalho and Nicolau et al. (1999), Resnick and Eisberg (1979), Halliday and Resnick et al. (2016) served as a theoretical apparatus in the construction of the content sequence. Thus, this work seeks to bring help material for physics teachers, and as it offers a set of contents and examples from day to day, it has the potential to build more in-depth mini-courses with the theme that can be used for complementary training of teachers High School.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRadiação eletromagnética-
Palavras-chave: dc.subjectFísica Moderna-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectCiências naturais-
Palavras-chave: dc.subjectElectromagnetic radiation-
Palavras-chave: dc.subjectModern Physics-
Palavras-chave: dc.subjectCourseware-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Physics-
Título: dc.titleDo visível ao invisível: uma proposta didática para o ensino da radiação eletromagnética do ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.