Toda criança é Queer? “Ou isto ou aquilo”

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArreguy, Marília Etienne-
Autor(es): dc.contributorSepulveda, José Antônio-
Autor(es): dc.contributorMontes, Fernanda Ferreira-
Autor(es): dc.contributorEcheverría, Laura Chacón-
Autor(es): dc.contributorSepulveda, Denize de Aguiar Xavier-
Autor(es): dc.creatorBastos, Danielle Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28650-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759662-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa se constrói a partir dos pressupostos da Teoria Queer e das contribuições da psicanálise para a educação a fim de discutir como um professor ou uma professora podem compreender a criança que narra suas experiências queer na educação infantil. Por meio da pesquisa bibliográfica que possibilitou um amplo alcance de informações, o estudo pretendeu divulgar a existência da criança que bagunça as normas de sexualidade e gênero na escola e por isso, movimenta o imaginário dos professores que de forma inconsciente se deixam afetar pelas normatizações, limitando a criança na expressão fluida de sua sexualidade. Foram visitados tanto textos-chave de Freud quanto de Foucault como forma de fundamentar a discussão sobre a temática. Autores contemporâneos como Butler e Louro, contribuíram com a reflexão acerca da implementação de uma Pedagogia Queer para o acolhimento dessa criança. A discussão é apresentada no texto por meio das “vinhetas escolares”, que são narrativas dos encontros entre os professores e essa criança que ora se apresenta como “isto”, ora se apresenta como “aquilo” no desafio de não se render ao que a norma escolar espera dela.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis research is built from the assumptions of Queer Theory and the contributions of psychoanalysis to education in order to discuss how a teacher can understand the child who narrates his queer experiences in early childhood education. Through bibliographical research that allowed a wide range of information, the study intended to disclose the existence of the child who messes up the norms of sexuality and gender at school and, therefore, moves the imagination of teachers who, unconsciously, let themselves be affected by norms, limiting the child's fluid expression of sexuality. Both Freud's and Foucault's key texts were visited as a way of substantiating the discussion on the subject. Contemporary authors such as Butler and Louro contributed to the reflection on the implementation of a Queer Pedagogy for the reception of this child. The discussion is presented in the text through the “school vignettes”, which are narratives of the encounters between the teachers and this child who sometimes presents himself as “this”, sometimes presents himself as “that” in the challenge of not surrendering to what the school norm expects from him.-
Descrição: dc.description114 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise e Educação-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Queer-
Palavras-chave: dc.subjectCriança Queer-
Palavras-chave: dc.subjectSexualidade Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectSexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectPsychoanalysis and Education-
Palavras-chave: dc.subjectQueer Theory-
Palavras-chave: dc.subjectQueer Child-
Palavras-chave: dc.subjectInfant Sexuality-
Título: dc.titleToda criança é Queer? “Ou isto ou aquilo”-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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