"A chama não se apagou": Candeia e a Gran Quilombo: movimentos negros e escolas de samba nos anos 70

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbreu, Martha Campos-
Autor(es): dc.creatorBuscácio, Gabriela Cordeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24627-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759641-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta dissertação é analisar a trajetória de Antônio Candeia Filho (1935-1978), sambista carioca bastante atuante no universo das escolas de samba, durante os anos 70. A biografia histórica proposta busca, através da vida e obra de Candeia, compreender sua atuação como agente social em seu contexto, assim como as imbricações entre a conjuntura e o personagem . Percebemos então que se tratava de um personagem muito rico, com vários campos de atuação importantes, como: nos movimentos negros que estavam se reestruturando na época, no militante de oposição ao regime militar, e ao sambista descontente com as "inovações" que o carnaval vinha sofrendo. Candeia, um sambista ligado à Portela, se desligou de sua escola, fundando a Quilombo (1975), buscando criar um centro de resgate da cultura negra que possibilitasse a conscientização da comunidade da escola. É uma outra visão dessa conjuntura que pretendemos demonstrar com este trabalho.-
Descrição: dc.descriptionThe mains goal of this dissertation is to analyze the trajectory of Antonio Candeia Filho (1935-1978), sufficiently operating Carioca sambista in the universe of the samba schools, during years 70. The historical biography proposal looks, through the life and workmanship of Candeia, to understand its performance as social agent in its context, as well as the superposition between the conjuncture and the personage. We perceive then that one was about a very rich personage, with some important ways of performance, as: in black movements that were if reorganizing at the time, in the militant one of opposition to the military regimen, and the sambista unhappy with the "innovations" that carnival came suffering. Candeia, a on sambista to the Portela, if disconnect of its school, founding the Quilombo (1975), looking to create a center of rescue of the black culture that made possible the awareness of the community of the school. It is one another vision of this conjuncture that we intend to demonstrate with this work.-
Descrição: dc.description165 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAntônio Candeia Filho-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas de Samba-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos negros-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de samba - Rio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectNegro - aspecto histórico - Rio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectCandeia, 1935-1978-
Palavras-chave: dc.subjectSamba Schools-
Palavras-chave: dc.subjectBlack Moviment-
Título: dc.title"A chama não se apagou": Candeia e a Gran Quilombo: movimentos negros e escolas de samba nos anos 70-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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