Inclusão e acessibilidade espacial nas salas de recursos multifuncionais das escolas municipais de 3º e 4º ciclo de Niterói: um guia prático para orientar profissionais da educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBahia, Sergio Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorBraz, Ruth Maria Mariani-
Autor(es): dc.contributorFonseca, Michele Pereira de Souza da-
Autor(es): dc.contributorSilva, Janie Garcia da-
Autor(es): dc.contributorDias, Maria Aparecida-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Fernanda Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29305-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759632-
Descrição: dc.descriptionAs Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) estão diretamente associadas aos avanços da educação inclusiva no Brasil. As SRM foram concebidas com o intuito de auxiliar as pessoas com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e pessoas com altas habilidades e superdotação a fim de complementar, ou suplementar, as atividades regulares de ensino no contraturno escolar destes estudantes. As SRM são espaços organizados com mobiliários adaptados, materiais pedagógicos e dispositivos de informática pensados para atender os alunos supracitados. O presente trabalho teve como objeto as SRM das escolas municipais de Niterói - RJ. Reconhecendo o importante papel que as SRM possuem no processo da educação inclusiva, o propósito deste trabalho é contribuir para o aprimoramento da qualidade física desses espaços. Para tanto, essa pesquisa analisou, sob a ótica da acessibilidade, as condições físico-espaciais das SRM assim como o seu mobiliário e a forma como esse espaço é utilizado. A metodologia adotada foi de abordagem prioritariamente qualitativa, com pesquisa de campo e aplicação de questionário aos professores que se utilizam das salas. Objetivou-se, com isso, a construção de um diagnóstico sobre as reais demandas desse espaço, levando-se em consideração a proposta original de sua concepção e as experiências reais de utilização. Como produto final tem-se um Guia Prático para orientar as unidades municipais de ensino sobre a relevância desse espaço, a sua melhor utilização e os ajustes porventura necessários nas SRM, sublinhando os aspectos diretamente vinculados à acessibilidade universal.-
Descrição: dc.descriptionThe Multifunctional Resource Rooms (MRR) are directly associated with improvements in inclusive education in Brazil. The MRR were conceived with the aim of helping people with disabilities, with pervasive developmental disorders and people with high abilities and giftedness, in order to complement, or supplement the regular teaching activities in the afterschool -back to back- hours of these students. The MRR are spaces organized with adapted furniture, teaching materials, and computer devices designed to serve the above mentioned students. The present task had as object the MRR of Niterói municipal schools. Recognizing the important role that MRR has in the inclusive education process, the purpose of this paper is to contribute to the improvement of the physical quality of these spaces. Therefore, this research analyzed, from the perspective of accessibility, the physical spatial conditions of the MRR, as well as their furniture and the way this space is used. The methodology used was primarily a qualitative approach, with field research and application of a questionnaire to teachers who use the classrooms. Therewith, the objective was to build a diagnosis about the real demands of this space, taking into consideration the original proposal of its conception the real user experiences. The final product is a Practical Guide to conduct the municipal teaching units about the relevance of this space, its best use and any adjustments that may be needed in the MRR, emphasizing the aspects directly related to universal accessibility.-
Descrição: dc.description119 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço inclusivo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectSalas de recursos multifuncionais-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectArquitetura escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade nas escolas-
Palavras-chave: dc.subjectProfissionais da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive space-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Título: dc.titleInclusão e acessibilidade espacial nas salas de recursos multifuncionais das escolas municipais de 3º e 4º ciclo de Niterói: um guia prático para orientar profissionais da educação-
Título: dc.titleInclusion and spatial accessibility in the multifunctional resource rooms of public schools of the 3rd and 4th cycle of Niterói: a practical guide to guide education professionals-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.