Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Queiroz, Paulo Pires de | - |
Autor(es): dc.contributor | Fialho, Carlos Eduardo Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | Lucas, Charlles da Fonseca | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Ingrid de Faria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:53:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:53:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9813 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759618 | - |
Descrição: dc.description | No que diz respeito ao ensino dos Direitos Humanos, estamos persuadidos de que não há, de um lado, “experts” e, de outro, ignorantes. Todos nós somos especialistas do humano, ou indigentes, e a tarefa de humanizar deve brotar de nossas iniciativas educativas. Neste campo, podemos afirmar com segurança: ninguém educa ninguém. Aqui, os seres humanos educam-se em comunhão! Ninguém tem o monopólio dos elementos humanizantes. Todos nós temos algo a dar e algo a receber. Um dos maiores obstáculos para a difusão e educação dos Direitos humanos é o abismo existente entre o discurso, as palavras e os fatos, as atitudes. Se um educador, se um sistema escolar, pretende educar para os Direitos Humanos, devem sempre começar por praticá-los. Não há educação para os Direitos Humanos, não há projeto educativo válido neste campo sem profundo compromisso social por torná-los realidade. E isto começa ao se descobrir que o próprio educando, sobretudo ele, possui Direitos inalienáveis e não manipuláveis. A discussão que abarca este trabalho objetiva analisar o conteúdo proposto na temática “Direitos Humanos” apresentada em dois livros didáticos de Sociologia, aprovados no PNLD 2015, sendo eles: “Sociologia para o Ensino Médio” e “Sociologia em Movimento”, e a abordagem das sugestões fílmicas indicadas nesses livros, sob este recorte temático. Para tanto, apresentam-se como conceitos norteadores do trabalho, “livro didático” e “direitos humanos”, objetivando delinear o estudo proposto como um instrumento de diálogo e de ferramenta didática no processo de ensino e aprendizagem sociológica. Os resultados parciais revelam a necessidade de se atentar para o aproveitamento das recomendações fílmicas como uma ferramenta didática voltada à desnaturalização e ao estranhamento para se pensar sociologicamente e contribuir à produção de saberes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem fílmica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos humanos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Título: dc.title | Ensino de sociologia em debate: abordagem da temática direitos humanos e da apropriação de sugestões fílmicas nos livros didáticos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: