A multissensorialização como estratégia de mediação na pré-leitura de textos verbais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFeres, Beatriz dos Santos-
Autor(es): dc.contributorMonnerat, Rosane Santos Mauro-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Patrícia Ferreira Neves-
Autor(es): dc.contributorPitthan, Iran Nascimento-
Autor(es): dc.contributorPinto, Maria Isaura Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Ivana Quintão de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10141-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759610-
Descrição: dc.descriptionEsta tese tem como objetivo utilizar a multissensorialização do texto verbal – mais especificamente, o literário – como estratégia de mediação leitora voltada para o Ensino Fundamental II. Acredita-se que, por meio de estímulos olfativos, gustativos, auditivos, tácteis e visuais, o professor-mediador possa ativar, nos alunos-leitores, memórias que fertilizem sua imaginação, levando-os a fazer inferências antes da leitura propriamente dita e, assim, aumentar seus graus de produção de sentidos. A teoria do discurso adotada é a Semiolinguística, postulada por Patrick Charaudeau, no que ela tange, principalmente, aos conceitos de sujeitos do ato de linguagem; de semiotização do mundo e de contrato de comunicação. Além disso, ela propõe a intencionalidade e a influência como funções principais da linguagem. Esse aspecto é importante para que o professor-mediador e o aluno-leitor entendam que os implícitos da linguagem são os responsáveis pela produção dos sentidos, tanto quanto os explícitos linguísticos. Considerando-se, ainda, que a própria Análise do Discurso propõe o não reducionismo disciplinar, outras áreas do conhecimento atuam como aportes para alicerçar a proposta de mediação em leitura com atividades multissensoriais. Por isso, recorreu-se, dentre outros pesquisadores, a Martins (2006), com os níveis sensorial, emocional e racional de leitura; a Cosson (2006), com as propostas metodológicas para o ensino de leitura literária; a Dell’Ísola (1988), com sua pesquisa acerca do processo inferencial; a Feres (2011), com seu estudo sobre leitura, fruição e ensino; a Spinoza (2017), por ser ele o filósofo das afecções entre os corpos e dos afetos gerados por essas afecções. No contrato de leitura na escola, acredita-se que os encontros entre o aluno-leitor e os estímulos sensoriais proporcionados pela multissensorialização do texto literário, podem aumentar o grau de compreensão e de interpretação dos textos-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis thesis aims to use the multisensoralization of the verbal text - more specifically, the literary - as a strategy of reading mediation directed to Elementary School II. It is believed that, through olfactory, gustatory, auditory, tactile and visual stimuli, the teacher-mediator can activate, in student-readers, the memories that fertilize their imagination, leading them to make inferences before reading properly and, thus increasing their degrees of sense production. The adopted discourse theory is Semiolinguística, postulated by Patrick Charaudeau, in that it mainly deals with the concepts of subjects of the act of language; to the semiotization of the world and to the contract of communication. In addition, it proposes intentionality and influence as the main functions of language. This aspect is important for the teacher-mediator and the student-reader to understand that the implicit language is responsible for the production of the senses, rather than the explicit language. Considering also that Discourse Analysis itself proposes non-disciplinary reductionism, other areas of knowledge act as contributions to support the proposal of mediation in reading with multisensory activities. For this reason, were used, among other researchers, Martins (2006), with the sensorial, emotional and rational levels of reading; Cosson (2006), with the methodological proposals for the teaching of literary reading; Dell'Ísola (1988), with the inferential process; Feres (2011), with her studies on reading, fruition and teaching; Spinoza (2017), because he is the philosopher of the affections between the bodies and the affections generated by these encounters. In the reading contract at school, it is believed that the student-reader encounters and the sensorial stimuli provided by the multisensorisation of the literary text can increase the degree of understanding and interpretation of the texts-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMultissensorialização-
Palavras-chave: dc.subjectTexto verbal-
Palavras-chave: dc.subjectContrato de leitura na escola-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor mediador-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem oral-
Palavras-chave: dc.subjectMediação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectMultisensorisation-
Palavras-chave: dc.subjectVerbal text-
Palavras-chave: dc.subjectReading contract at school-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-mediator-
Título: dc.titleA multissensorialização como estratégia de mediação na pré-leitura de textos verbais-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.