Avaliação de um jogo educativo para graduandos de Enfermagem acerca de terapia farmacológica na parada cardiorrespiratória intra-hospitalar em adultos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorreia, Dayse Mary da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0432978910790784-
Autor(es): dc.contributorBraga, André Luiz de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5057225456049622-
Autor(es): dc.contributorHipólito, Rodrigo Leite-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1634663063107444-
Autor(es): dc.contributorTavares, Marli Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2151955519016240-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6117777658079238-
Autor(es): dc.creatorBatista, Karla Bernardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29081-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759609-
Descrição: dc.descriptionHá evidência de que o jogo é uma estratégia educativa de enorme potencial, sendo capaz tanto para o desenvolvimento da educação como para a construção do conhecimento em saúde. Portanto, o objetivo principal deste estudo foi propor uma ferramenta de ensino referente à terapia farmacológica cardiovascular em parada cardiorrespiratória. Método: pesquisa exploratória-descritiva, do tipo Survey, realizada no período de 27 de novembro a 04 de dezembro de 2017. Para coleta de dados foi desenvolvido um Jogo de Memória, contendo duas partes sobre aspectos da administração de 08 (oito) drogas, classificadas em vasopressoras, antiarrítmicas e de uso em situações específicas em parada cardiorrespiratória. Na Parte I havia a imagem de apresentação de cada droga, e três questões sobre indicação, a via de administração e o preparo da medicação, totalizando 24 questões objetivas. Enquanto na Parte II, havia um enunciado completo enviado como resposta correta ao término da primeira parte, para que o participante indicasse uma opção para a pergunta “Qual é a droga?”, além de um debrienf ao final para avaliação metodológica. Para análise dos dados foi utilizado uma estatística simples, expressos em frequência (n) e percentuais (%) para dados categóricos. Resultados: dos 23 graduandos participantes, houve a prevalência do sexo (95,7%), a idade dos alunos em média foi de 21 a 23 anos (43,5%), bem como 95,7% dos graduandos que afirmaram que o Jogo continha informações que acrescentaram conhecimento acerca das drogas utilizadas em parada cardiorrespiratória em adultos. Conclusão: o uso do Jogo de Memória, como ferramenta de ensino pode contribuir na identificação de fragilidades do conhecimento e proporcionar uma importante atualização do tema.-
Descrição: dc.descriptionThere is an evidence that gambling is an educational strategy of enormous potential, being able to develop education and construction of health knowledge. Therefore, the main objective of this study was to propose a teaching tool related to cardiovascular pharmacological therapy in cardiorespiratory arrest. Method: an exploratory-descriptive research, a Survey type, carried out from November 27 to December 4, 2017. For data collection a Memory Game was developed, containing two parts about administration aspects of 08 (eight) drugs, classified as vasopressors, antiarrhythmic used in specific situations in cardiorespiratory arrest. In Part I there was an image of each drug, and three questions about indication, route of administration and preparation of the medication, totalizing 24 objective questions. While in Part II, there was a complete statement sent as a correct answer at the end of the first part, the participant would indicate an option for the question "What is the drug?", Plus a final debuff for methodological evaluation. For the data analysis a simple statistic was used, expressed in frequency (n) and percentage (%) for categorical data. RESULTS: Twenty three participating students were selected, there was a prevalence of gender (95.7%), the average age of the students was 21 to 23 years old (43.5%), as well as 95.7% of undergraduates who stated that Game contained information that added knowledge about drugs used in cardiorespiratory arrest in adults. Conclusion: The use of the Memory Game as a teaching tool can contribute to the identification of fragilities of knowledge and provide an important update of the theme.-
Descrição: dc.description84 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEpinefrina-
Palavras-chave: dc.subjectNorepinerina-
Palavras-chave: dc.subjectAmiodarona-
Palavras-chave: dc.subjectLidocaína-
Palavras-chave: dc.subjectSulfato de Magnésio-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectTratamento farmacológico-
Palavras-chave: dc.subjectParada cardíaca-
Palavras-chave: dc.subjectAdulto-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectEpinephrine-
Palavras-chave: dc.subjectNorepinephrin-
Palavras-chave: dc.subjectAmiodarone-
Palavras-chave: dc.subjectLidocaine-
Palavras-chave: dc.subjectMagnesium Sulphate-
Título: dc.titleAvaliação de um jogo educativo para graduandos de Enfermagem acerca de terapia farmacológica na parada cardiorrespiratória intra-hospitalar em adultos-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.