A imagem como proposta sociológica: a aplicação de dispositivos audiovisuais na disciplina de Sociologia em um colégio da rede estadual de Niterói em 2017

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Renata de Sá-
Autor(es): dc.contributorCruvello, Elisabete-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Rosana da Câmara-
Autor(es): dc.creatorSouza, Lane Lopes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-06-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9823-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759603-
Descrição: dc.descriptionEsta monografia analisa a aplicação de dispositivos audiovisuais nas aulas de Sociologia em duas turmas de uma Escola Estadual em Niterói em 2017. O objetivo é transmitir a linguagem cinematográfica como possibilidade e prática pedagógica a partir da análise crítica e da ilustração de conceitos sociológicos para Educação Básica. Os dispositivos usados como referência para essa pesquisa foram adaptados do livro Cadernos do Inventar (2016) de Cezar Migliorin et al. A pesquisa se propõe a dialogar com teóricos da educação, do cinema, da antropologia visual e apresenta notícias veiculadas em jornais para contextualizar o cenário político econômico das escolas referenciadas. Busca-se contribuir para uma introdução à reflexão sociológica no ensino médio a partir de processos subjetivos de compreensão da realidade material-
Descrição: dc.descriptionThis monograph analyzes the application of audiovisual devices in Sociology classes in two classes of a Public School in Niterói in 2017. The aim is to transmit cinematographic language as a pedagogical possibility and pedagogical practice based on the critical analysis and the illustration of sociological concepts for Basic Education. The devices used as reference for this research were adapted from the book Cadernos do Inventar (2016) by Cezar Migliorin et al. The research proposes to dialogue with educational, cinema and visual anthropology theorists; and also presents published news to contextualize the economic political scenario of the referenced schools. It seeks to contribute to an introduction to sociological reflection in high school based on subjective processes of understanding the material reality-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAudiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectCadernos do inventar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia visual-
Palavras-chave: dc.subjectAntropologia compartilhada-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectCinema na educação-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói (RJ)-
Título: dc.titleA imagem como proposta sociológica: a aplicação de dispositivos audiovisuais na disciplina de Sociologia em um colégio da rede estadual de Niterói em 2017-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.