Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Renata de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Cruvello, Elisabete | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Rosana da Câmara | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Lane Lopes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:53:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:53:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9823 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759603 | - |
Descrição: dc.description | Esta monografia analisa a aplicação de dispositivos audiovisuais nas aulas de Sociologia em duas turmas de uma Escola Estadual em Niterói em 2017. O objetivo é transmitir a linguagem cinematográfica como possibilidade e prática pedagógica a partir da análise crítica e da ilustração de conceitos sociológicos para Educação Básica. Os dispositivos usados como referência para essa pesquisa foram adaptados do livro Cadernos do Inventar (2016) de Cezar Migliorin et al. A pesquisa se propõe a dialogar com teóricos da educação, do cinema, da antropologia visual e apresenta notícias veiculadas em jornais para contextualizar o cenário político econômico das escolas referenciadas. Busca-se contribuir para uma introdução à reflexão sociológica no ensino médio a partir de processos subjetivos de compreensão da realidade material | - |
Descrição: dc.description | This monograph analyzes the application of audiovisual devices in Sociology classes in two classes of a Public School in Niterói in 2017. The aim is to transmit cinematographic language as a pedagogical possibility and pedagogical practice based on the critical analysis and the illustration of sociological concepts for Basic Education. The devices used as reference for this research were adapted from the book Cadernos do Inventar (2016) by Cezar Migliorin et al. The research proposes to dialogue with educational, cinema and visual anthropology theorists; and also presents published news to contextualize the economic political scenario of the referenced schools. It seeks to contribute to an introduction to sociological reflection in high school based on subjective processes of understanding the material reality | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cadernos do inventar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia compartilhada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Niterói (RJ) | - |
Título: dc.title | A imagem como proposta sociológica: a aplicação de dispositivos audiovisuais na disciplina de Sociologia em um colégio da rede estadual de Niterói em 2017 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: