Uso de simulador computacional para o ensino de transferência de calor

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Douglas Santos Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorHuguenin, José Augusto Oliveira-
Autor(es): dc.contributorDutra, Rafael de Sousa-
Autor(es): dc.creatorOliveira Júnior, Paulo Sérgio Lima de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2021-08-04-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22824-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759584-
Descrição: dc.descriptionA sociedade atual está repleta de tecnologias, seja em casa, na rua ou na escola, essas tecnologias continuam evoluindo e se difundindo na sociedade com grande rapidez. Nesse sentido, o ensino necessita se adaptar a esse novo modelo de sociedade e incorporar o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada em 2018, vem com uma proposta de apoiar o ensino da educação básica, onde uma das orientações é a inserção de recursos computacionais nas práticas de ensino, tanto para aprimorar o processo de aprendizagem, quanto para incentivar o estudante a fazer o uso dessas tecnologias. No ensino de física, esses recursos computacionais podem ser inseridos por simulações como uma complementação à experimentação, quando a experimentação não é possível, ou não é preferível. Certos fenômenos estudados em física são difíceis de serem observados somente por experimentação. Sendo assim, a simulação pode ser utilizada para uma melhor visualização do fenômeno. Os processos de transferência de calor fazem parte desses fenômenos de difícil visualização e para estudá-los utilizaremos o simulador Energy2D, entretanto, o uso didático desse recurso deve ser planejado. Como produto deste trabalho, roteiros didáticos foram elaborados com o intuito de auxiliar o professor no uso do programa em sala de aula, além de incentivar a discussão de conceitos físicos, seguindo a metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) de Delizoicov e Angotti, e, em conjunto com outras técnicas de ensino, pode possibilitar uma aprendizagem significativa, segundo o conceito de David Ausubel. Este trabalho não se trata de um manual fechado de como aplicar as simulações computacionais no ensino de ciências, mas sim de um norteador para ações e ferramentas didáticas que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem, onde buscamos contribuir para o ensino de ciências por simulações computacionais em escolas de ensino médio-
Descrição: dc.descriptionThe current society is full of technologies, whether at home, on the street or at school, these technologies continue to evolve and spread in society with great speed. In this sense, teaching needs to adapt to this new model of society and incorporate the use of Information and Communication Technologies (ICT) in the classroom. The Base Nacional Comum Curricular (BNCC), approved in 2018, comes with a proposal to support the teaching of basic education, where one of the guidelines is the insertion of computational resources in teaching practices, both to improve the learning process and to encourage the student to make use of these technologies. In the teaching of physics, these computational resources can be inserted by simulations as a complement to experimentation, when experimentation is not possible, or is not preferable. Certain phenomena studied in physics are difficult to be observed only by experimentation. Thus, the simulation can be used to give a better visualization of the phenomenon.. Heat transfer processes belong to these phenomena that are difficult to visualize and to study them we will use the Energy2D simulator, however, the didactic use of this resource must be planned. As a product of this work, didactic scripts were developed in order to help the teacher in the use of the program in the classroom, and encourage discussion of physical concepts, following the methodology of the Three Pedagogical Moments (3PM) of Delizoicov and Angotti, and enabling meaningful learning according to the concept of David Ausubel. This work is not a closed manual on how to apply computer simulations in science teaching, but a guiding for actions and didactic tools to assist in the teaching-learning process, where we seek to contribute to science education by computer simulations in high schools-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCalor-
Palavras-chave: dc.subjectEnergy2D-
Palavras-chave: dc.subjectTICs-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subject3MP-
Palavras-chave: dc.subjectCalor-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação Energy2D-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectTrês Momentos Pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectHeat-
Palavras-chave: dc.subjectEnergy2D-
Palavras-chave: dc.subjectICT-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful Learning-
Palavras-chave: dc.subject3PM-
Título: dc.titleUso de simulador computacional para o ensino de transferência de calor-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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