Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lück, Esther Hermes | - |
Autor(es): dc.contributor | Bossy, Marcia Jurkiewicz | - |
Autor(es): dc.contributor | Sanches Neto, Asy Pepe | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Stela Nogueira de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:53:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:53:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24529 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759581 | - |
Descrição: dc.description | Professores e alunos, enquanto usuários de biblioteca escolar precisam de um profissional competente com formação específica, o bibliotecário, para que a informação disponível seja acessível. Este trabalho trata de uma pesquisa qualitativa e tem como objetivos descrever o papel do bibliotecário em bibliotecas escolares, identificar dificuldades existentes entre bibliotecário, docentes e alunos em uma biblioteca escolar, comparar e relacionar as dificuldades apontadas por cada grupo e sua influência no incentivo à leitura. A coleta dos dados para análise proposta foi realizada por meio de entrevistas com bibliotecários, professores e alunos de três escolas e verificou-se que, apesar de serem unidades de tipos diferentes, os resultados obtidos se aproximam. As principais dificuldades encontradas foram: ausência da participação da biblioteca no projeto pedagógico da escola, falta de tempo dos professores para uso da biblioteca, ambiente inadequado e acervo desatualizado. Mas, apesar das dificuldades apresentadas, todos os entrevistados consideram a leitura importante para a formação acadêmica e cidadã dos alunos e a biblioteca escolar de portas abertas favorece a leitura e busca pelo conhecimento. | - |
Descrição: dc.description | Teachers and students, as school library users, need a competent professional with specific training, the librarian, so the available information can be accessed. This work is a qualitative research and aims to describe the role of librarians in school libraries, to identify difficulties among librarians, teachers and students in a school library, to compare and relate the difficulties between each group and their influence on reading incentive. Data was collected thought interviews with librarians, teachers and students from three schools and was verified that the reality of schools, although different, is similar. The main difficulties found were: lack of pedagogical relationship between the library and school, lack time of teachers to use the library, environment and outdated collections. But despite the difficulties presented, all interviewees consider reading important for their formation, and the school library, with open doors, favors reading and the search for knowledge. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação bibliotecário e professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação bibliotecário e aluno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incentivo à leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incentivo à leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relationship between librarian and teacher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relationship between librarian and student | - |
Palavras-chave: dc.subject | Encouraging reading | - |
Título: dc.title | A importância da relação entre bibliotecário e professor no despertar do interesse do aluno pela leitura | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: