Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sigaud, Lucas | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Reinaldo Faria de Melo e | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Natalia | - |
Autor(es): dc.contributor | Penello, Germano Maioli | - |
Autor(es): dc.creator | Caravana Júnior, Ricardo Leonel Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:53:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:53:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16975 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759579 | - |
Descrição: dc.description | Cada vez mais, há uma ampliação do ensino de massa no Brasil, onde professores enfrentam o desafio de ministrar disciplinas para turmas que excedem uma centena de alunos. Turmas muito grandes acabam criando uma impossibilidade de um contato mais próximo entre professores e estudantes (seja na modalidade à distância quanto na presencial), tornando-se cada vez mais premente uma busca alternativas pedagógicas que auxiliem o estudante em seu processo de aprendizagem sem onerar em demasia o tempo do docente dedicado a esses cursos de massa. A partir de um novo método de avaliação idealizado pela coordenação da disciplina de Introdução a Ciências Física I do CEDERJ, um conjunto de análises quantitativas foi realizado para comprovar a eficácia dessas avaliações. A avaliação permite ao aluno, não apenas verificar suas lacunas de aprendizado em “tempo real”, mas também confere a oportunidade de aprender com seus erros sem ter sua nota prejudicada. Os dados coletados (tempo de realização de prova, notas, quantidade de alunos, notas de avaliações de outros períodos, entre outros) serviram como base para estudar e comparar o resultado destes alunos sob diversas perspectivas, tentando entender também em quais circunstâncias os alunos obtiveram um melhor aproveitamento do curso. Além disso, foi realizada uma pesquisa de opinião com os alunos sobre a disciplina que haviam cursado, buscando entender como os alunos se sentiram durante o curso, visto que o ano de 2020 foi marcado pela pandemia. Os resultados indicam um maior índice de aprovação e uma maior satisfação dos alunos com todo o processo | - |
Descrição: dc.description | There is an increasing expansion of mass education in Brazil, where teachers face the challenge of teaching subjects in classes that often exceed a hundred students. Very large classes end up creating the impossibility of a closer contact between teachers and students (either in distance or traditional education), making it increasingly urgent to search for pedagogical alternatives that help the student in his learning process without burdening on too much time for the teacher dedicated to these mass courses. Based on a new evaluation method devised by the coordinators of CEDERJ’s Introduction to Physical Sciences I course, a set of quantitative analysis was carried out to prove its effectiveness. The assessment allows the student not only to check his learning gaps in real time, but also gives the opportunity to learn from their mistakes without having a negative impact on their grades. The data collected (time taken for the exam, grades, number of students, assessment scores from other periods, among others) served as a basis for studying and comparing the results of these students from different perspectives, while also trying to understand under what circumstances the students had a better performance during the course. In addition, an opinion poll was carried out with the students regarding these evaluations and their role during the learning process, seeking to understand how the students felt during the course, since the year 2020 was marked by the pandemic. The results indicate a higher approval rate and greater student satisfaction with the evaluation process | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | EaD | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acompanhamento discente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessment methodologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Student tracking | - |
Título: dc.title | Quantificando uma avaliação que fomente o estudo e o aprendizado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: