Anísio Teixeira e a educação para a liberdade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Ronaldo Rosas-
Autor(es): dc.contributorCosta, Reginaldo-
Autor(es): dc.contributorVieira, Fernando Antônio da Costa-
Autor(es): dc.creatorFigueiredo, Débora Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15917-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759578-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação é uma análise da educação brasileira, a partir da trajetória de Anísio Teixeira, principalmente da que se refere à reforma educacional realizada no Distrito Federal na década de 1930. O objetivo da presente dissertação é despertar um olhar reflexivo e crítico sobre a educação pública atual, a partir da problemática que envolve o tema da liberdade no pensamento moderno e na educação moderna que no Brasil resultou nas propostas baseadas na Escola Nova. Desse modo, busco apresentar os fundamentos do pensamento educacional e social de Anísio Teixeira e as suas contribuições para a educação pública, na tentativa de suscitar uma reflexão a respeito da possibilidade da concretização de uma educação comprometida com a liberdade e coma democracia. Para isso, analiso o desenvolvimento histórico da educação brasileira pontuando algumas características próprias da cultura do Brasil; aponto as concepções de educação e de sociedade de Anísio Teixeira no debate que envolve a liberdade moderna; apresento uma reflexão sobre as possibilidades da existência de uma educação voltada à liberdade dentro do contexto atual; discuto o ideário da Escola Nova presente no pensamento educacional público brasileiro, pontuando a forma pouco refletida como esse ideário se apresenta. O desenvolvimento dessa dissertação se deu a partir da pesquisa bibliográfica, através de uma abordagem interpretativa e explicativa, por meio da interface entre os campos do conhecimento da História e da Filosofia. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizei, basicamente, fontes impressas, dentre as quais se encontram documentos como correspondências e discursos de posses institucionais, além de artigos de periódicos e obras de Anísio Teixeira. Esta pesquisa está embasada, também, nas contribuições de vários autores, como Marta Carvalho, Helena Bomeny, Raquel Gandini, Otaíza Romanelli, Hannah Arendt, entre outros. Porém, sua principal contribuição está na importante pesquisa de Clarice Nunes a respeito de Anísio Teixeira-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation is an analysis of Brazilian education, from the trajectory of Anísio Teixeira, mainly from the educational reform carried out in the Federal District in the 1930s.The purpose of this dissertation is to awaken a reflective and critical look at current public education, from the problematic that involves the theme of freedom in modern thought and modern education that in Brazil resulted in the proposals based on New School. In this way, I seek to present the foundations of Anísio Teixeira's educational and social thinking and his contributions to public education, in an at- tempt to raise a reflection about the possibility of achieving an education committed to freedom and democracy. To this end, I analyze the historical development of Bra- zilian education, punctuating some characteristics of Brazilian culture; I point out Anísio Teixeira's conceptions of education and society in the debate involving mod- ern freedom; I present a reflection on the possibilities of the existence of an educa- tion focused on freedom within the current context; I discuss the ideas of New School present in the Brazilian public educational thought, punctuating the poorly reflected form of this idea. The development of this dissertation was based on bibliographic research, through an interpretative and explanatory approach, through the interface between the fields of knowledge of History and Philosophy. For the development of the research, I used, basically, printed sources, among which are documents such as correspondence and speeches of institutional possessions, as well as articles from periodicals and works by Anísio Teixeira. This research is also based on the contri- butions of several authors, such as Marta Carvalho, Helena Bomeny, Raquel Gan- dini, Otaíza Romanelli, Hannah Arendt, among others. However, his main contribu- tion is in the important research by Clarice Nunes about Anísio Teixeira-
Descrição: dc.description131 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnísio Teixeira-
Palavras-chave: dc.subjectLiberdade-
Palavras-chave: dc.subjectEscola nova-
Palavras-chave: dc.subjectAnísio Teixeira-
Palavras-chave: dc.subjectFreedom-
Palavras-chave: dc.subjectNew School-
Título: dc.titleAnísio Teixeira e a educação para a liberdade-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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