Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sá, Roberto Novaes de | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:50933664822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5093366488220824 | - |
Autor(es): dc.contributor | Casanova, Marco Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:04002322922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0400232298849115 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, André do Eirado | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:47680500822 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3221445325752913 | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Lucyenne Christian Rosas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:53:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:53:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-04-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-04-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/19125 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759575 | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this dissertation is to emphasize Heidegger s important significance to psychoanalysis clinics stressing phenomenology and hermeneutics, supported by bibliography research on the subject matter The first chapter dwells in existential analysis and a way to understanding the being and not being as a closed pre-established concept system. Definition of the term analysis it it s Greek origin άναλύειν (analisein), meaning extricating an entanglement, in order to free him and through the clients narrative to weave or rebuild his own existence. The second chapter deals with the technicals inside the clinic, under heideggerian perspective, studying this referential. Finally there is a comparative study of Heidegger s thoughts related to the clinic and a bibliographic and historic overview, including Gadamer works and the intrinsic dialogic nature of the clinic and its possibilities. | - |
Descrição: dc.description | A proposta desta dissertação é destacar a importância das contribuições de Heidegger para a clínica de perspectiva fenomenológica e hermenêutica a partir de uma pesquisa bibliográfica. No primeiro capítulo apresentamos a analítica existencial como um caminho em direção à compreensão do ser e não como um sistema de conceitos fechados, preestabelecidos. A palavra análise, em sua origem grega άναλύειν (analisein), significa desfazer uma trama, soltar alguém ou alguma coisa, e também desmontar; em clínica, busca, através da narrativa do cliente, desfazer a trama e soltar o sentido que possibilita o próprio tecer, a construção de sua existência. No segundo capítulo refletimos sobre o sentido da técnica no âmbito da clínica a partir da perspectiva heideggeriana como um referencial rico no debate sobre os desafios que a técnica nos impõe. Finalizamos aprofundando a aproximação do pensamento de Heidegger e a clínica mostrando os desdobramentos históricos da analítica da existência na clínica, destacando, a partir das contribuições de Gadamer, a natureza intrínseca dialógica da relação clínica como uma possibilidade particularmente fértil. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Psicologia | - |
Publicador: dc.publisher | Estudos da subjetividade | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fenomenologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hermenêutica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clínica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clinic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phenomenology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hermeneutics | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | - |
Título: dc.title | Reflexões acerca das contribuições de Heidegger para uma clínica fenomenológica-existencial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: