Evasão na educação à distância: um estudo de caso em cursos de especialização em gestão pública

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Sheila Serafim da-
Autor(es): dc.contributorSimão, Alessandra dos Santos-
Autor(es): dc.contributorMeireles Junior, Julio Candido de-
Autor(es): dc.creatorDias, Reinaldo Afonso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-06-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6906-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759561-
Descrição: dc.descriptionOs recursos empregados na EaD são dispendiosos, logo, conhecer os motivos pelos quais os estudantes abandonam seus estudos representa o primeiro passo para a qualificação das ações de seleção e retenção dos estudantes. Diante disso, esse estudo teve como objetivo compreender os motivos da evasão nos cursos de Especialização em Gestão Pública oferecidos por uma Instituição de Ensino Superior (IES) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para entender o comportamento dos alunos evadidos foi elaborado um questionário com questões objetivas para se levantar o perfil socioeconômico dos estudantes e para que os mesmos pudessem classificar os motivos pessoais e institucionais que contribuíram para a evasão no curso. O problema foi abordado de forma quantitativa, assumindo a forma de levantamento, característico da pesquisa descritiva. Os dados obtidos foram tratados e analisados por meio do Microsoft Excel e do teste-F e teste-t de Student. Os resultados da categoria “motivos pessoais” apontaram que a falta de tempo para estudar; a distância do polo a residência e a falta de atendimento das expectativas do estudante foram os principais motivos para desistência. Enquanto na categoria “motivos institucionais”, os resultados indicaram que a estrutura do curso; o método de avaliação do aprendizado e a metodologia educacional empregada contribuíram na perspectiva desses estudantes para a evasão. O estudo apresentou limitações às quais foram apontadas ao término do estudo, sendo o destaque para a dificuldade de contato com os entrevistados que se encontram evadidos do curso-
Descrição: dc.descriptionThe resources used in distance education are expensive, so know the reasons why students drop out is the first step towards the qualification of stock selection and retention of students. Therefore, this study aimed to understand the avoidance of reasons in specialization courses in Public Management offered by the University in partnership with the Open University of Brazil. To understand the behavior of dropout students we designed a questionnaire with multiple choice questions to be raised the socioeconomic profile of the students and that they could classify the personal and institutional reasons that contributed to the loss in the course. The problem has been addressed in a quantitative manner, taking the form of survey, characteristic of descriptive research. The data were processed and analyzed using Excel software and the F-test and t-test of Student. The results showed in the "personal reasons": lack of time to study; distance from the pole to residence; course did not meet expectations. While in the "institutional reasons", the most relevant reasons were: lack of organization coordinating the course; method of assessment of learning; lack of teaching methodology. The study had limitations which were pointed out at the end of the study, and the emphasis on the difficulty of contacting respondents who are dropouts from the course-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distância-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão-
Palavras-chave: dc.subjectSistema UAB-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino à distância-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectGestão pública-
Palavras-chave: dc.subjectDistance education-
Palavras-chave: dc.subjectEvasion-
Palavras-chave: dc.subjectSystem UAB-
Título: dc.titleEvasão na educação à distância: um estudo de caso em cursos de especialização em gestão pública-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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