Educação e aprendizado na internet: uma análise dos usos e características das videoaulas no YouTube através de três vídeos do “Descomplica”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Thaiane Moreira de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4073806576367509-
Autor(es): dc.contributorLacerda, Aline Goneli de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7221354634545780-
Autor(es): dc.contributorAraujo, Mayara Soares Lopes Pinto de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5533581683792805-
Autor(es): dc.contributorBusquet, Leandro Martins Cota-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5215176074800787-
Autor(es): dc.creatorPaulo, Mateus Santos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/32937-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759557-
Descrição: dc.descriptionOs meios de comunicação foram e são importantes para a difusão do ensino, especialmente através das videoaulas, formato que propicia a criação de um “ecossistema comunicativo educacional” proporcionado, também, pela abundância de conhecimento que a Internet e o YouTube proporcionam. Este trabalho faz um histórico do uso educacional da televisão brasileira e discute o papel do YouTube e do “Descomplica” na difusão de conteúdos escolares e na constituição de um “ecossistema comunicativo educacional”, além de analisar características semióticas de três videoaulas do canal. Assim, é possível compreender o papel do Descomplica e YouTube na constituição desse ecossistema e entender quais as características que tornam as videoaulas relevantes para o ensino através da mídia de vídeo.-
Descrição: dc.descriptionThe means of communication were and are important for the dissemination of teaching, especially through video classes, a format that favors the creation of an “educational communicative ecosystem” also provided by the abundance of knowledge that the Internet and YouTube provide. This work will make a history of the educational use of Brazilian television, discuss the role of YouTube and “Descomplica” in the transmission of school contents and in the constitution of an “educational communicative ecosystem”, in addition to analyzing semiotic characteristics of three video classes on the channel. Thus, it will be possible to understand the role of Descomplica and YouTube in the constitution of this ecosystem and understand what characteristics make video lessons relevant for teaching through video media.-
Descrição: dc.description59 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDescomplica-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo-aulas-
Palavras-chave: dc.subjectYouTube-
Palavras-chave: dc.subjectYouTube (Recurso eletrônico)-
Palavras-chave: dc.subjectVídeo em educação-
Palavras-chave: dc.subjectEstudante-
Palavras-chave: dc.subjectDescomplica-
Palavras-chave: dc.subjectStudents-
Palavras-chave: dc.subjectVideo classes-
Palavras-chave: dc.subjectYouTube-
Título: dc.titleEducação e aprendizado na internet: uma análise dos usos e características das videoaulas no YouTube através de três vídeos do “Descomplica”-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.