Cartografias de trajetórias escolares de estudantes com deficiência em Santo Antônio de Pádua

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Maria Goretti Andrade-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristiana Callai de-
Autor(es): dc.contributorAngelucci, Carla Biancha-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Marcia Oliveira-
Autor(es): dc.creatorNacinovic, Rafaela do Carmo Pacheco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27875-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759554-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como proposta apresentar o cenário da educação inclusiva da cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ através do acompanhamento de trajetórias de estudantes com deficiência matriculados na rede pública municipal. Partindo do viés metodológico da Cartografia de Deleuze e Guattari (2011), busca-se seguir as pistas que chegam a fim de conhecer o campo de pesquisa de acordo com os acontecimentos. Como forma de aproximação, foram realizadas rodas de conversa e entrevistas individuais com professores e profissionais das escolas, bem como familiares e mediadores, almejando a construção das trajetórias em uma confluência dos percursos dos atores. Como base de discussão do trabalho, são observadas as disposições da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), sob a luz das dinâmicas e estratégias adotadas pelo município em questão. Também são tomados como base os estudos em torno dos modelos de concepção da deficiência, da normalização da diferença e da medicalização da educação especial. Nas trajetórias escolares acompanhadas são narradas possibilidades outras de relações escolares que apontam para a aposta na micropolítica do cotidiano, na reconstrução das ações sob a perspectiva do modelo social da deficiência, bem como o reconhecimento do estudante com deficiência enquanto protagonista dos processos educacionais.-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to present the scenario of inclusive education in the city of Santo Antônio de Pádua-RJ through the monitoring of the trajectories of students with disabilities enrolled in the municipal public network. Starting from the methodological bias of the Cartography of Deleuze and Guattari (2011), we seek to follow the clues that arrive in order to know the field of research according to the events. As a way of getting closer, conversation circles and individual interviews were carried out with teachers and school professionals, as well as family members and mediators, aiming at the construction of trajectories in a confluence of the actors' paths. As a basis for discussion of the work, the provisions of the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education (BRASIL, 2008) are observed, in the light of the dynamics and strategies adopted by the municipality in question. Studies on the models of conception of disability, the normalization of difference and the medicalization of special education are also taken as a basis. In the school trajectories followed, other possibilities of school relationships are narrated that point to the bet on the micropolitics of everyday life, on the reconstruction of actions from the perspective of the social model of disability, as well as the recognition of the student with disability as the protagonist of educational processes.-
Descrição: dc.description103 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectMedicalização-
Palavras-chave: dc.subjectSalas de Recursos-
Palavras-chave: dc.subjectCartografia-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive Education-
Palavras-chave: dc.subjectMedicalization-
Palavras-chave: dc.subjectResource Rooms-
Palavras-chave: dc.subjectCartography-
Palavras-chave: dc.subjectDisabled people-
Título: dc.titleCartografias de trajetórias escolares de estudantes com deficiência em Santo Antônio de Pádua-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.