A cartografia social como espaço de aprendizagem da educação não-formal

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPrado, Renata Lopes Costa-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Mara Edilara Batista de-
Autor(es): dc.contributorNobre, Domingos Barros-
Autor(es): dc.creatorMaia, Rebeca Ribeiro do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30330-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759539-
Descrição: dc.descriptionA partir da perspectiva pedagógica da educação não-formal este trabalho apresenta um relato de experiência do projeto de extensão “Mapeando Saberes: Educação do Campo e Cartografia Social com Povos e Comunidades Tradicionais” da Universidade Federal Fluminense – UFF. Desta forma buscou-se analisar as oficinas de cartografia social, organizadas pelo Grupo de Pesquisa para o Fortalecimento da Autonomia Territorial com a Cartografia Social - Cartonomia, com os Remanescentes Quilombolas da Fazenda Picinguaba em Ubatuba-SP executadas como atividades do projeto de extensão enquanto espaço de aprendizagens e troca de saberes da educação não-formal. O mapa elaborado a partir da cartografia social serviu para compor o processo de negociação para a titularidade da terra deste quilombo. A cartografia social foi desenvolvida com a Associação Comunitária dos Remanescentes do Quilombo da Fazenda – ACRQF com o apoio das seguintes instituições, Fórum de Comunidades Tradicionais – FCT e os profissionais do Observatório de Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Serra da Bocaina – OTSS. Destaca-se a importante contribuição da cartografia social na construção de espaços de aprendizagem da educação não-formal que promovem uma educação crítica pautadas na promoção da cultura e da justiça social.-
Descrição: dc.descriptionFrom the pedagogical perspective of non-formal education, this paper presents an experience report of the extension project "Mapping Knowledge: Field Education and Social Cartography with Traditional Peoples and Communities" of the Fluminense Federal University – UFF.We will analyze the workshops of social cartography, organized by the Research Group for the Strengthening of Territorial Autonomy with Social Cartonography - Cartonomy, with the Quilombola Remnants of Picinguaba Farm in Ubatuba-SP performed as extension project activities as a space for learning and exchange of knowledge of non-formal education. The map drawn up from social cartography served to make up the negotiation process for the ownership of the land of this quilombo. The social cartography was developed with the Community Association of Quilombo Of The Farm Remnants - ACRQF with the support of the following institutions, Traditional Community Forum - FCT and the professionals of the Observatory of Healthy and Sustainable Territories of Serra da Bocaina - OTSS. We highlight the important contribution of social cartography in the construction of non-formal education learning spaces that promote a critical education based on the promotion of culture and social justice.-
Descrição: dc.description38 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCartografia social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação não-formal-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectSocial cartography-
Palavras-chave: dc.subjectNon-formal education-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical practices-
Título: dc.titleA cartografia social como espaço de aprendizagem da educação não-formal-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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