O Brasil de Amaral Netto: o reporter 1969-1985

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Denise Rollemberg-
Autor(es): dc.contributorSacramento, Igor Pinto-
Autor(es): dc.contributorEugenio, Marcos Francisco Napolitano de-
Autor(es): dc.contributorSilva Júnior, Carlos Fico da-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Paulo Knauss de-
Autor(es): dc.creatorKrause, Katia Iracema-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14500-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759515-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisa a narrativa audiovisual sobre o Brasil elaborada nas reportagens da série televisiva Amaral Netto, o Repórter. Criada e produzida pelo jornalista e deputado federal brasileiro Amaral Netto, os programas em formato de reportagem-documentário começaram a ser exibidos em 1968, na hoje extinta TV Tupi, e, a partir de 1969, foram transmitidos pela TV Globo até 1985. Enormemente popular, Amaral Netto, o Repórter foi uma das faces civis da ditadura. Na memória construída, Amaral Netto é lembrado – quando lembrado – como porta-voz da ditadura ou como o titular de um programa de televisão imposto à TV Globo. Com reportagens que significaram, à época, inovação, ineditismo e pioneirismo temático e técnico, o projeto era sustentado por dinheiro e apoio civis, embora contasse com infraestrutura logística e outros apoios de setores do regime militar que o programa ajudava a divulgar. Exibido e mantido num canal comercial civil até bem depois da Abertura e da Anistia, esses filmes mostram a mentalidade de uma elite sobre desenvolvimento, modernização, progresso, ordem, educação, segurança nacional, natureza, ecologia, entre outros. A tese mostra como, em Amaral Netto, o Repórter, convergiam interesses distintos como o do jornalista-deputado em mostrar um Brasil então desconhecido em suas reportagens, enquanto defendia a política do regime, os interesses da TV Globo em promover uma integração nacional via televisão, os do regime autoritário nessa unificação, os dos empresários patrocinadores, e os de um projeto de propaganda não oficial (porque não abraçado pela Aerp/ARP)-
Descrição: dc.descriptionMy research investigates an audiovisual narrative about Brazil as presented in the journalistic television series Amaral Netto, the reporter. Created and produced by journalist and Brazilian federal deputy Amaral Netto, the show followed a traditional documentary/reportage format. It first aired in 1968 on the now extinct Tupi channel, and was later picked up by Globo TV for nation-wide transmission through 1985. Enormously popular, Amaral Netto, the reporter was one of the most recognizable civilian faces during the period of the Brazilian military dictatorship. In constructed memory, Amaral Netto is remembered - when remembered at all - as a spokesman for the dictatorship or the holder of a television program imposed by it upon the Globo Channel. In a style that was synonymous (in its day) with innovation, originality and pioneering subject matter and technology, the project was funded by civilian money, even though its logistical infrastructure was provided by government sectors that the program helped to disseminate. Broadcast as the mainstay of a commercial channel until well after Brazil's periods of political Abertura (opening) and Amnesty, these films record/reflect the mindset of the country's elite with regard to modernization, development, progress, order, education, national security, nature, and ecology, as well as other issues. The doctoral dissertation shows how distinct agendas converged in Amaral Netto, the reporter: that of the journalist/congressman who exposed an unknown Brazil in his reports even as he defended the regime's policy; Globo TV’s promotion of national integration via television; the regime’s agenda in this unification; the sponsors' in advertising their products; and finally, the agenda of an unofficial propaganda project (not embraced by the official propaganda agency Aerp/ARP)-
Descrição: dc.description411 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAmaral Netto-
Palavras-chave: dc.subjectPropaganda-
Palavras-chave: dc.subjectTelevisão-
Palavras-chave: dc.subjectRepórter-
Palavras-chave: dc.subjectDitadura Militar, 1964-1979-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectAmaral Netto, the reporter-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian dictatorship-
Título: dc.titleO Brasil de Amaral Netto: o reporter 1969-1985-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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