Santidade e cortesania na formação do ator: o teatro-educação como constructo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Heloisa de Toledo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3020719094482702-
Autor(es): dc.contributorCordeiro, Rosa Inês de Novais-
Autor(es): dc.contributorTavares, Renan-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5738480654741923-
Autor(es): dc.creatorRangel, Rodrigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T17:53:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T17:53:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-25-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31255-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759500-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisa as possíveis imbricações entre os conceitos Ator Santo e Ator Cortesão, criados pelo encenador polonês Jerzy Grotowsky na década de 1960, com o atual perfil dos novos atores brasileiros. Inicialmente, examina-se a criação dos referidos conceitos, percebendo de que forma a história do teatro polonês e a trajetória artística de seu criador ajudaram a sedimentar estes constructos. A partir daí, são apresentadas as opiniões de atores profissionais e de formadores de atores sobre o tema, de forma a ampliar este debate. Com base em tais elementos, fez-se uma investigação, através de questionários em uma pesquisa de campo presencial, com estudantes de curso de formação de ator em cinco capitais brasileiras visando detectar as direções para as quais se inclinam esses novos artistas. Em função dos resultados, são feitas sugestões para o aperfeiçoamento deste panorama, com propostas de inserção e consolidação sistemática do teatro na educação básica e fundamental, a partir do relato de experiências desenvolvidas no projeto Núcleo de Arte, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, no sentido de trazer uma contribuição eficaz para a formação dos novos atores e para o seu futuro exercício profissional-
Descrição: dc.descriptionThis work analyzes the possible connections between the concepts Holy Actor and Courtesan Actor, created by the Polish director Jerzy Grotowsky in the 1960s, with contemporary Brazilian actors. Initially, we examine the creation of these concepts, observing how the history of Polish theater and artistic career of its creator helped to develop these ideas. We follow this by presenting the views of professional actors and professors on the subject in order to widen the debate. Based on this, we conducted a survey with students from a training course for actors in five capital cities to study the directions in which these young artists are interested. On the basis of these results, some suggestions are made for improving the panorama, with proposals for systematic integration and development of theater in primary and secondary education, from a report of personal experiences at the Center for Arts Education of the Municipality of Rio de Janeiro, to provide an effective contribution in the training of new actors and for their future professional development-
Descrição: dc.description176 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGrotowski-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de atores-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-educação-
Palavras-chave: dc.subjectAtor-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro na educação-
Palavras-chave: dc.subjectGrotowski, Jerzy, 1933-1999-
Palavras-chave: dc.subjectGrotowski-
Palavras-chave: dc.subjectTraining of actors-
Palavras-chave: dc.subjectTheatre education-
Título: dc.titleSantidade e cortesania na formação do ator: o teatro-educação como constructo-
Título: dc.titleHoliness and courtliness in the formation of the actor: the theater-education as a construct-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.