Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Rosa Inês de Novais | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Capone, Vera Lúcia Punzi | - |
Autor(es): dc.creator | Mafra, Hugo Figueiredo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T17:53:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T17:53:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24507 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/759484 | - |
Descrição: dc.description | Pesquisa que tem como abordagem principal examinar se as orientações existentes em indexação para análise conceitual de livros de ficção contemporizam a literatura classificada como Young Adult – YA. Como problema, busca saber se as recomendações referentes à indexação de obras ficcionais abordam a questão das narrativas YA e se as partes consideradas na leitura técnica das obras de ficção pela Library of Congress, New York Public Library, British Library e Bibliotecas da Unesp são suficientes para detectar o conteúdo de narrativas. Para tanto, seu objetivo geral é compreender as orientações para indexação de obras de ficção tendo em vista a sua utilização na análise conceitual de livros Young Adults. Utilizou-se como procedimento metodológico as pesquisas bibliográfica e documental. Conclui-se que as orientações para indexação de obras de ficção abordam a literatura Young Adult. As partes consideradas na leitura técnica, sabendo que são representações do conteúdo da obra elaborada pelo próprio autor ou editor, conseguem apontar o conteúdo das narrativas, sendo uma possível alternativa para os bibliotecários, visto que, não é possível realizar a leitura na íntegra da obra. | - |
Descrição: dc.description | The research has as main approach to examine if the existing indexing guidelines for conceptual analysis of fiction books contemporize the literature classified as Young Adult - YA. As a problem, it seeks to know if the recommendations regarding the indexing of fictional works address the issue of YA narratives and if the parts considered in the technical reading of fiction works by the Library of Congress, New York Public Library, British Library and Unesp Libraries are sufficient. to detect the content of narratives. To this end, its general objective is to understand the guidelines for indexing works of fiction with a view to their use in the conceptual analysis of Young Adults books. The methodological procedure used was bibliographic and documentary research. It is concluded that the guidelines for indexing works of fiction address the Young Adult literature. The parties considered in the technical reading, knowing that they are representations of the content of the work prepared by the author or editor, can point out the content of the narratives, being a possible alternative for librarians, since it is not possible to read the entire work. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura young adult | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indexação de ficção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de assunto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indexação (Documentação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Young adult literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fiction indexing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Subject analysis | - |
Título: dc.title | Indexação de livros young adults: a etapa da análise de assunto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: